O Estado de S. Paulo

Febre amarela põe 94 cidades em emergência

- José Maria Tomazela

O governo do Estado de Minas Gerais decretou estado de emergência de saúde pública em 94 municípios em razão da febre amarela. A medida, válida por 180 dias, abrange as regiões de Belo Horizonte, Itabira, centro do Estado, e Ponte Nova, na Zona da Mata, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado. A decisão permite que as prefeitura­s contratem serviços e façam compras de insumos para controle da doença sem licitação.

O decreto também determina a reabertura da sala de situação criada em janeiro do ano passado, logo após a ocorrência de mortes pela febre amarela no Vale do Rio Doce. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde, o Estado soma 22 casos confirmado­s de febre amarela com 15 mortes – já houve o 16.º óbito, mas o caso ainda não foi incluído em boletim oficial. Há ainda outros casos em investigaç­ão.

Cobertura vacinal. Atualmente, a cobertura vacinal referente à febre amarela no Estado chegou a 82%. De acordo com informe epidemioló­gico divulgado na quarta-feira, estima-se que haja em Minas pouco mais de 3 milhões de pessoas que ainda não foram vacinadas, a maioria na faixa etária de 15 a 59 anos, que também foi a mais acometida pela epidemia de 2017.

Rio e São Paulo. Na sexta-feira, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 30 milhões do Fundo Nacional de Saúde ao Rio de Janeiro para adiantar a campanha de vacinação contra a doença, que terá início na quinta. A ação em 53 cidades paulistas começa na mesma data. Na capital paulista, o mutirão terá início na sexta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil