O Estado de S. Paulo

Avaliamos a M40i, versão ‘brava’ do novo BMW, com 360 cv

Utilitário-esportivo médio chegará em março e terá inédita versão ‘esportiva’ M40i com 360 cv

- José Antonio Leme O JORNALISTA VIAJOU A CONVITE DA BMW

Quem diria: um dos melhores BMW para se guiar atualmente é um utilitário-esportivo. Trata-se da terceira geração do X3, que chega em março ao Brasil e já está em fase de pré-venda, com preços entre R$ 309.950 (versão xDrive30i) e R$ 397.950 (M40i, como a avaliada).

De série, o novo X3 tem controles de tração, estabilida­de e velocidade de cruzeiro, alertas de tráfego cruzado, aproximaçã­o lateral, saída involuntár­ia de faixa de rodagem e colisão traseira com frenagem de emergência. Há seis air bags e pneus run flat, que podem rodar vazios a até 80 km/h por 100 km.

Por dentro, o painel traz instrument­os virtuais, head up display (que projeta dados no para-brisa) e multimídia com tela de 10,2 polegadas sensível ao toque. O sistema recebe comandos por gestos e permite acessar o Connected Drive, que tem serviço de concierge e traz informaçõe­s sobre trânsito.

O acabamento melhorou, mas algumas peças de plástico poderiam ter melhor qualidade. O espaço interno é bom para quatro adultos, já que o túnel central elevado e a saída de ar traseira reduzem a área para os pés do quinto ocupante.

Rodando. A versão M40i tem motor 3.0 turbo de seis cilindros, com 360 cv de potência e 50,9 mkgf de torque. O câmbio é automático de oito marchas, com opção de trocas por aletas no volante, e a tração é integral.

As suspensões têm amortecedo­res semiativos, que se ajustam conforme o modo de condução escolhido. São cinco opções: econômico, conforto,

adaptativo, esportivo e esportivo plus. O sistema altera o comportame­nto dinâmico e as respostas do modelo.

No modo conforto, pode ficar a impressão de que o motor demora para responder. Tratase de um reflexo dos dispositiv­os que atuam para deixar a condução mais confortáve­l.

Quando a opção esportiva é ativada, as respostas ficam mais rápidas e diretas. A sensação é de que o turbo está “enchendo” mais rapidament­e.

Tudo ganha contornos maiores graças ao sistema de som artificial do escapament­o, que amplifica

os “estouros” que surgem quando se reduz marchas.

Na condução cotidiana, o M40i se comporta bem. Como a dianteira é mais pesada que a da versão xDrive 30i, por causa do motor e das rodas maiores, em manobras feitas em baixa velocidade é preciso aplicar mais força no volante. Em ciclo rodoviário, o peso da direção se ajusta à velocidade e não se percebe essa diferença.

 ?? BMW ??
BMW
 ?? FOTOS: BMW ??
FOTOS: BMW
 ??  ?? Comandos. Painel tem instrument­os virtuais e tela de 10,2” sensível ao toque
Comandos. Painel tem instrument­os virtuais e tela de 10,2” sensível ao toque
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil