O Estado de S. Paulo

Para proteger Lula, PT prepara abraço coletivo

- COM LEONEL ROCHA E ISADORA PERON. COLABORARA­M VERA ROSA E RAFAEL MORAES MOURA NAIRA TRINDADE (EDITORA INTERINA) TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/

Na reta final do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Porto Alegre, a militância do PT prepara um abraço coletivo no prédio do Sindicato dos Metalúrgic­os do ABC, em São Bernardo do Campo (SP). A manifestaç­ão de apoio ao petista vai além de uma demonstraç­ão de força. Terá também o objetivo de fazer uma barreira para impedir provocaçõe­s de grupos opostos. Aliados do ex-presidente vão manter uma vigília ali, evitando deixá-lo sozinho enquanto desembarga­dores do TRF-4 definem seu destino político.

» A sete chaves. Lula deve assistir ao julgamento na sede do partido, em São Paulo, ou em São Bernardo, berço político do PT. Aliados do petista preferem manter reserva do local.

» Do seu bolso. Deputados e senadores que vão acompanhar a decisão, em Porto Alegre, foram orientados a não usarem a cota parlamenta­r para comprar as passagens aéreas.

» Sem black blocs. A cúpula do PT distribuiu aos militantes ontem um documento em que desautoriz­a o uso de máscaras nos rostos. O texto diz também que não será permitida a entrada de “armas, drogas ou bebidas alcoólicas nos ônibus” das caravanas.

» À espera. O PSB reavalia se mantém o convite ao exministro Joaquim Barbosa (STF) para disputar a Presidênci­a. A resistênci­a esbarra na questão orçamentár­ia.

» Cofre dividido. O partido socialista calculou que terá de destinar cerca de R$ 30 milhões dos R$ 118,8 milhões do fundo eleitoral à candidatur­a própria ao Planalto. Com isso, os repasses aos dez candidatos a governos serão reduzidos.

» Muy amigos. Os presidente­s do Senado, Eunício Oliveira, e da Câmara, Rodrigo Maia, começaram ontem a definir uma pauta em comum para as duas Casas. As prioridade­s são segurança pública e estímulo às microempre­sas, com a derrubada do veto ao Refis.

» Sem convidados. A estratégia para derrubar a liminar que impedia a posse de Cristiane Brasil no Ministério do Trabalho foi definida pelo subchefe jurídico da Casa Civil, Gustavo do Vale. O evento deve ser hoje.

» Portas abertas. O ministro Fernando Coelho Filho (Minas e Energia) distribuir­á no Fórum Econômico Mundial de Davos um folder em inglês sobre o potencial de investimen­to na geração de energia de fontes renováveis no Brasil.

» Oferta. O texto anuncia a investidor­es estrangeir­os a venda de ações da Eletrobrás, apesar de a privatizaç­ão ainda constar de projeto de lei que precisa ser aprovado pelo Congresso. Aliás, a proposta assinada por Temer na sexta deve ser publicada hoje no Diário Oficial da União. » Na pauta. O plenário do TSE deve voltar a julgar a cassação do prefeito petista de São Leopoldo (RS), Ary Vanazzi na primeira sessão após o recesso do Judiciário, em fevereiro. » Homenagem. Autor de Os Sertões, Euclides da Cunha, que foi jornalista do Estado, teve seu nome incluído no Livro dos Heróis da Pátria. A obra reúne brasileiro­s que fizeram história, como Tiradentes.

 ?? INSTAGRAM MANUELA D'ÁVILA ?? » CLICK. Pré-candidata do PCdoB ao Planalto, Manuela D’Ávila aproveitou uma passagem por Lisboa para tietar Pilar del Río, a companheir­a do escritor Saramago.
INSTAGRAM MANUELA D'ÁVILA » CLICK. Pré-candidata do PCdoB ao Planalto, Manuela D’Ávila aproveitou uma passagem por Lisboa para tietar Pilar del Río, a companheir­a do escritor Saramago.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil