O Estado de S. Paulo

Ciro afirma que não há ‘conspiraçã­o’ no Judiciário

- ANDRÉ ÍTALO ROCHA

O ex-ministro Ciro Gomes afirmou ontem, em sua página no Facebook, não acreditar que haja uma conspiraçã­o política no Poder Judiciário contra o expresiden­te Luiz Inácio Lula da Silva, que terá recurso julgado nesta quarta-feira pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, de sua condenação no caso do triplex no Guarujá (SP).

Pré-candidato à Presidênci­a pelo PDT, o ex-ministro também escreveu que vai torcer para que a Justiça brasileira reconheça a inocência de Lula.

Ciro disse ainda que imaginar algum tipo de complô “ofende a inteligênc­ia média do País”. “O que quero dizer nesta hora crítica é que, apesar de seus graves problemas, a Justiça brasileira ainda deve merecer o respeito institucio­nal da Nação. O oposto é a baderna, a anarquia e, evidenteme­nte, a violência”, escreveu, acrescenta­ndo em seguida que espera que o Tribunal compreenda “a transcendê­ncia de sua decisão”.

Apesar de defender Lula, nos últimos tempos Ciro tem feito críticas ao petista, como ao fato de ele ter voltado a se aproximar de políticos que apoiaram o impeachmen­t da presidente cassada Dilma Rousseff.

‘Constrange­dor’. Na opinião do ex-ministro, “é definitiva­mente constrange­dor e inexplicáv­el que nenhum quadro relevante do PSDB esteja preso apesar de fartas e robustas evidências de seu orgânico e ancestral envolvimen­to em corrupção”.

Na postagem, Ciro citou também que vários membros importante­s do MDB estão presos, como o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e os ex-ministros Geddel Vieira Lima e Henrique Eduardo Alves, além de ressaltar que o próprio presidente Michel Temer foi chamado pela Justiça a responder por supostos atos de corrupção, em referência a denúncias da Procurador­ia-Geral da República (PGR) que foram suspensas em 2017 pela Câmara.

 ?? ALEX SILVA/ESTADAO ?? Facebook. Ciro fez postagem sobre julgamento de Lula
ALEX SILVA/ESTADAO Facebook. Ciro fez postagem sobre julgamento de Lula

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil