O Estado de S. Paulo

Pence fará discurso em Israel após ouvir líderes árabes

Vice-presidente dos EUA passou por Egito e Jordânia onde recebeu críticas pelo anúncio de Trump sobre Jerusalém

- TEL-AVIV

O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, chegou ontem a Israel, durante sua primeira viagem oficial ao Oriente Médio e em meio a grandes tensões após o anúncio de Donald Trump reconhecen­do Jerusalém como capital israelense. A decisão contrariou décadas da posição diplomátic­a americana de que o status da cidade deve ser decidido em negociaçõe­s com os palestinos e desencadeo­u a condenação de líderes árabes.

No sábado, Pence se reuniu no Cairo com o presidente egípcio, Abdel Fatah al-Sissi, quando conversara­m sobre o conflito entre israelense­s e palestinos e, segundo a presidênci­a egípcia, “do direito do povo palestino de estabelece­r um Estado independen­te, com Jerusalém oriental como capital”.

Ontem, na Jordânia, o rei Abdullah concordou com a posição de Sissi e expressou a Pence preocupaçã­o sobre a decisão de Trump. “A decisão dos EUA não vem como resultado de uma solução abrangente do conflito palestino-israelense”, disse Abdullah, para quem a única solução para o conflito israelopal­estino é a de dois Estados.

Pence disse ao rei que o governo americano estava empenhado em preservar o status quo dos locais sagrados em Jerusalém. “Não tomamos nenhuma decisão sobre limites e status final.”

Hoje, Pence fará um discurso no Knesset, o Parlamento de Israel, em Jerusalém, que deve ser boicotado por deputados árabes-israelense­s. O líder da aliança Lista Unida – que reúne quatro partidos árabes e possui 13 dos 120 assentos no Knesset –, Ayman Odeh, definiu Pence como “perigoso”.

Ontem, o primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, saiu em defesa de Pence. “Considero vergonhoso que alguns deputados planejem boicotar a visita. Estaremos lá para dar a Pence a honra que ele merece”.

 ?? MUSSA QAWASMA/REUTERS ?? Revolta. Palestinos queimam cartaz de Pence em Belém
MUSSA QAWASMA/REUTERS Revolta. Palestinos queimam cartaz de Pence em Belém

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil