O Estado de S. Paulo

Ataque taleban mata 18 em hotel de Cabul

- CABUL /

Um ataque terrorista promovido por militantes taleban no Hotel Interconti­nental em Cabul, capital do Afeganistã­o, deixou ao menos 18 mortos, sendo quatro afegãos e 14 estrangeir­os. O ataque teve inicio na noite de sábado e só foi controlado ontem de manhã. Seis pessoas ficaram feridas e 150 foram resgatadas.

Cinco terrorista­s armados furaram a forte segurança do hotel às 21 horas de sábado em Cabul (14 horas de Brasília). Autoridade­s investigam como os taleban conseguira­m invadir o edifício. Segundo o porta-voz do ministério, Najib Danish, os terrorista­s entraram no hotel pela fachada nordeste e invadiram a cozinha. Dois dos terrorista­s foram mortos pelas forças especiais no sexto andar do edifício.

Mumtaz Ahmad, funcionári­o de uma empresa local de telecomuni­cações na província de Helmand, foi um dos sobreviven­tes. “Eu estava indo do meu quarto para a recepção, quando a porta do elevador abriu, eu vi dois terrorista­s armados. As pessoas estavam fugindo e os terrorista­s atiraram contra elas”, contou ele à agência AP.

O Taleban assumiu a autoria do ataque ontem. Segundo o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid, a ação estava planejada para quinta-feira, mas foi adiada porque um casamento ocorria no local e o interesse do grupo não era matar civis. Forças afegãs encontram dificuldad­es no combate ao Taleban desde que missões da Otan e dos EUA foram encerradas, em 2014.

O Interconti­nental é um dos mais luxuosos hotéis do Afeganistã­o. Esta é a segunda vez que ele é atacado. Em 2011, 21 pessoas morreram em outro atentado promovido pelos taleban.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil