O Estado de S. Paulo

Olívio Dutra diz que PT errou ao imitar partidos

Ex-governador Olívio Dutra (PT-RS) diz que esquerda ‘já deveria ter construído alternativ­a’; Gleisi e Dilma discordam

- Ricardo Galhardo ENVIADO ESPECIAL / PORTO ALEGRE

O ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra disse que o PT “errou ao imitar a política tradiciona­l dos partidos que há anos utilizam os espaços públicos”. Na opinião do petista, “o campo democrátic­o já deveria ter construído alternativ­as” para o caso de o ex-presidente Lula não conseguir ser candidato.

O ex-governador do Rio Grande do Sul Olívio Dutra (PT) disse ontem em Porto Alegre que a legenda “errou ao imitar a política tradiciona­l dos partidos que há anos usam os espaços públicos”. Durante manifestaç­ão de apoio a Lula, fazendo a defesa do expresiden­te, Dutra afirmou ao Estado que os erros foram “individuai­s, não coletivos”.

O petista gaúcho ressaltou, porém, que “o campo democrátic­o já tinha de ter construído alternativ­as” – para o caso de Lula não conseguir ser candidato ao Palácio do Planalto. Dutra declarou que as manifestaç­ões “não são apenas em torno de Lula, mas pelo resgate e qualificaç­ão da democracia”.

A presidente nacional do partido, senadora Gleisi Hoffmann, porém, discordou. “Eu adoro o Olívio, mas não posso concordar com isso”, disse a senadora à Rádio Guaíba, de Porto Alegre. “Nós não temos alternativ­a, pois se construir qualquer alternativ­a, agora, é dizer que eles têm razão. O processo é injusto e persegue o presidente o Lula”, afirmou Gleisi.

Para a senadora, “o processo não tem base jurídica, prova ou crime”. “Se eu fizer isso, no sentido de não confirmaçã­o da candidatur­a de Lula, é reconhecer o processo que nós estamos denunciand­o. Lula é o nosso candidato e o maior líder político e

“(O PT) errou ao imitar a política tradiciona­l dos partidos que há anos usam os espaços públicos.” Olívio Dutra (PT)

EX-GOVERNADOR DO RIO

GRANDE DO SUL

popular que este País já teve.”

Para a presidente cassada Dilma Rousseff, o debate sobre um plano B do partido “é igual à discussão sobre ‘renuncie, presidente’”. “Pediam ‘renuncie, presidente, é um gesto de grandeza’. Gesto de grandeza nada. É a tentativa de mascarar o golpe.”

 ?? OMAR DE OLIVEIRA/FOTOARENA ?? Manifestaç­ão. Olívio Dutra fala em ‘alternativ­a’ de esquerda
OMAR DE OLIVEIRA/FOTOARENA Manifestaç­ão. Olívio Dutra fala em ‘alternativ­a’ de esquerda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil