O Estado de S. Paulo

Suspensão de posse é ‘risco à governabil­idade’

-

Adecisão da presidente do Supremo Tribunal Federal, ministra Cármen Lúcia, de suspender a posse da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) no Ministério do Trabalho provocou uma crise no governo mais grave do que a situação aparenta. O ministro da articulaçã­o política, Carlos Marun, apelou para o que ele chama de “volta do bom senso aos juízes”. Marun admite que “há risco à governabil­idade” se o Judiciário mantiver o impediment­o de posse da parlamenta­r, nomeada há 20 dias para o cargo pelo presidente Michel Temer.

Pintado pra guerra. Marun afirma que o governo “não pode aceitar que um juiz de primeira instância impeça a posse de um ministro de Estado”. A decisão agora está no Supremo. Dois ministros da Corte apostam que o plenário será favorável a Cristiane.

É recado. Interlocut­ores de Temer avaliam que o Judiciário agiu em protesto à reforma da Previdênci­a ao impedir a posse de Cristiane Brasil e se aproveitou da baixa popularida­de do governo para isso.

De perto. A Agência Brasileira de Inteligênc­ia (Abin) monitora a movimentaç­ão de grupos que irão acompanhar, em Porto Alegre, o julgamento do ex-presidente Lula. Os últimos relatórios indicaram mobilizaçã­o dentro do previsto.

Pindaíba. A baixa arrecadaçã­o de fundos do Diretório Nacional petista fez minguar muitas caravanas que sairiam de São Paulo. Militantes vão se somar ao ato na Praça da República (SP).

Explique-se. O procurador Ivan Claudio Marx abriu inquérito civil para apurar se a ministra Ana Arraes, do TCU, agiu com “isonomia e imparciali­dade” ao arquivar denúncia acerca de irregulari­dades em contrataçã­o de auditoria atuarial pelos Correios.

Com a palavra. A assessoria da ministra informou que ela seguiu recomendaç­ão da área técnica e que a denúncia era inconsiste­nte.

Elle de novo. A candidatur­a de Fernando Collor ao Planalto ressuscita um antigo personagem da política, o presidente do PTC, Daniel Tourinho. Ele comandava o PRN, legenda pela qual Collor se elegeu presidente.

E os outros? Deputados que participam do grupo de WhatsApp da bancada do MDB cobram da direção da legenda que ministros de outras siglas também façam campanha pela aprovação da reforma da Previdênci­a.

Sozinho. Os emedebista­s reclamam que hoje só o ministro do partido Carlos Marun (Segov) defende com entusiasmo as mudanças nas regras do INSS.

Cara velha. Um mês após o MDB decidir pela mudança de nome, o TSE ainda não recebeu pedido do partido para tirar o P da sigla.

Vale tudo. Candidato ao governo do Maranhão, o tucano Roberto Rocha criou polêmica nas redes sociais ao defender Lula. “O ex-presidente, mais que candidato, é símbolo de corrente política. Sua presença na campanha de 2018 é exigência democrátic­a”.

De grão em grão. Ciro Gomes almoça hoje com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, no Palácio Campo das Princesas. O presidenci­ável tenta atrair o apoio do PSB.

COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA. COLABOROU IGOR GADELHA

 ?? NAIRA TRINDADE/ ESTADÃO ?? CLICK. Às véspera do julgamento do ex-presidente Lula em Porto Alegre, amanhã, paradas de ônibus em Brasília amanhecera­m com cartazes de “Lula é inocente”.
NAIRA TRINDADE/ ESTADÃO CLICK. Às véspera do julgamento do ex-presidente Lula em Porto Alegre, amanhã, paradas de ônibus em Brasília amanhecera­m com cartazes de “Lula é inocente”.
 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES. Cristiane Brasil, nomeada para o Ministério do Trabalho
» SINAIS PARTICULAR­ES. Cristiane Brasil, nomeada para o Ministério do Trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil