O Estado de S. Paulo

NA CASA BRANCA, RECADO CULPA DEMOCRATAS

Gravação dizia que ninguém poderia atender ao telefonema, pois oposição paralisara governo

- WASHINGTON / C.T.

Os telefones da Casa Branca entraram na guerra política em torno do fechamento do governo que dominou Washington depois da meia-noite de sexta-feira. Quem discava o número destinado ao recebiment­o de comentário­s para o presidente era saudado por uma mensagem que culpava os democratas pela paralisaçã­o dos serviços.

“Infelizmen­te, nós não podemos responder sua ligação hoje, pois os democratas no Congresso estão segurando fundos para o governo, incluindo recursos para nossas tropas e outras prioridade­s de segurança nacional, reféns de um debate independen­te sobre imigração. Em razão dessa obstrução, o governo está paralisado”, dizia a gravação.

Dentro da Casa Branca, o presidente Donald Trump ficou distante dos olhos do público durante todo o fim de semana, enquanto líderes republican­os e democratas no Senado tentavam fechar um acordo orçamentár­io que permitisse a reabertura do governo. O líder democrata no Senado, Chuck Schumer, disse ontem que não havia conversado com o presidente ou seus assessores desde sexta-feira.

As únicas manifestaç­ões de Trump no fim de semana vieram por meio do Twitter. A Casa Branca afirmou que o presidente acompanhav­a as negociaçõe­s por telefone e divulgou uma foto dele em seu gabinete para ilustrar a afirmação.

No entanto, a imagem incendiou o Twitter, especialme­nte as contas mantidas por democratas, que viram nela uma pose ensaiada e artificial. A mesa de Trump estava totalmente limpa, sem nenhum papel ou caneta, enquanto o presidente segurava o telefone com uma postura pouco natural.

Logo apareceram posts que colocavam a foto de Trump ao lado da de outros presidente­s que despachara­m na “Mesa da Decisão”, o nome da escrivanin­ha que os ocupantes da Casa Branca usam no Salão Oval. Em todas elas, quatro antecessor­es de Trump apareciam diante de papéis em sua mesa – Barack Obama, George W. Bush, George H. Bush e Ronald Reagan.

A imagem de Trump mostrava o presidente com um boné branco de campanha, com a inscrição “Make America Great Again”. O usuário Julius Goat postou no Twitter uma foto da mesa de Trump em seu ex-escritório na Trump Tower, na qual o então empreended­or imobiliári­o é cercado de pilhas de papéis. “É para o caso de você achar que ele gosta de uma mesa limpa”, escreveu Goat.

 ?? WHITE HOUSE PHOTO ?? Pose. Trump acompanha negociaçõe­s com mesa vazia
WHITE HOUSE PHOTO Pose. Trump acompanha negociaçõe­s com mesa vazia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil