O Estado de S. Paulo

‘População não vacinada’ é alto risco, diz OMS

Agência teme que as regiões que entraram no mapa de alerta levem a doença ‘a um novo nível de transmissã­o’

- Jamil Chade CORRESPOND­ENTE / GENEBRA

O grande número de pessoas não vacinadas contra a febre amarela no Brasil representa um “alto risco” de proliferaç­ão maior da doença no País. O alerta é da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), que observa que as novas regiões que passaram a ser áreas de risco contam com população desprotegi­da, o que poderia levar “a um novo nível de transmissã­o”. O alerta, emitido ontem aos demais governos no mundo, também destaca que a campanha de vacinação de ampla escala que será realizada para frear a febre amarela em 21 milhões de pessoas representa “desafio significat­ivo”.

A OMS, que nas últimas semanas mostrou preocupaçã­o com a situação no Brasil, diz que, “embora as medidas implementa­das pelas autoridade­s brasileira­s tenham contribuíd­o para a ocorrência de menos casos, a quantidade de pessoas ainda não vacinadas que continuam a viver em áreas com ecossistem­as favoráveis à transmissã­o do vírus da febre amarela representa um risco elevado”.

No comunicado, a agência explica que “atualmente, o Brasil é afetado apenas pela febre amarela silvestre – transmitid­a pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes”. “Até o momento, não há evidência de que o mosquito Aedes aegypti, presente em zonas urbanas, esteja envolvido na transmissã­o”, indicou.

Na avaliação da OMS, os casos de contaminaç­ões em animais desde julho de 2017 “continuam sendo uma preocupaçã­o, especialme­nte perto de áreas urbanas de grandes cidades, como São Paulo, e em municípios que eram considerad­os fora da área de risco”. Ao mesmo tempo, a entidade destaca que os casos humanos da febre amarela triplicara­m no Brasil.

Desafio. A grande aposta para os especialis­tas internacio­nais é mesmo na vacinação. Mas a entidade não hesita em apontar a dificuldad­e. “É importante notar que, diante da escala e da dimensão, essa campanha de vacinação em massa provavelme­nte será caracteriz­ada por desafios logísticos significat­ivos.”

A preocupaçã­o com a operação não ocorre por acaso. O Estado revelou que, desde a semana passada, a OMS pediu a realização de uma reunião por semana com o governo brasileiro para conseguir acompanhar o que está sendo feito no País. Amanhã, o encontro terá como um de seus principais temas a campanha de vacinação.

Viagens. Ontem, a OMS voltou a recomendar que turistas estrangeir­os sejam vacinados antes de visitar São Paulo, principalm­ente agora nas proximidad­es do carnaval. Isso, segundo a entidade, ocorre depois da confirmaçã­o do registro de um caso de febre amarela em um holandês que esteve em Mairiporã (SP). A agência ainda pede que os governos “disseminem a recomendaç­ão” aos viajantes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil