O Estado de S. Paulo

Fifa indica adoção do árbitro de vídeo na Copa da Rússia

Diretor comercial da entidade já procura até patrocinad­ores para o aparato, que depende de aprovação da Board

- LONDRES

O árbitro assistente de vídeo (VAR, na sigla em inglês) será utilizado na Copa do Mundo pela primeira vez, de que aprovado pela Internatio­nal Board, e negociaçõe­s estão em andamento com possíveis patrocinad­ores da inovação tecnológic­a. A utilização foi confirmada ontem por um executivo da Fifa, ao comentar sobre a preparação para o Mundial da Rússia.

“Definitiva­mente, o VAR vai acontecer’’, afirmou o diretor comercial da Fifa, Philippe Le Floch à agência Associated Press. “É ótimo ter tecnologia no futebol porque isso também é uma coisa justa.’’

Os árbitros foram auxiliados pela primeira vez por recursos tecnológic­os na Copa do Mundo em 2014. Naquela oportunida­de, foi utilizada a tecnologia na linha do gol. Esse sistema enviava uma mensagem instantâne­a ao relógios dos juízes quando a bola cruzava a linha do gol.

O uso das repetições de vídeo podem levar a paralisaçõ­es maiores dos jogos na Rússia, pois diferentes ângulos são revisados, apresentan­do uma oportunida­de para a Fifa utilizar o tempo extra para exposição de marcas na transmissã­o global.

“Estamos falando com várias empresas tecnológic­as, que mostram muito interesse no que estamos fazendo no lado tecnológic­o das coisas’’, disse Floch, durante o tour da taça da Copa do Mundo em Londres.

A decisão final de permitir que as repetições se tornem parte das regras do jogo será da Internatio­nal Board, em 2 de março. A ideia é de utilizar quando há dúvidas envolvendo gols, pênaltis cartões vermelhos e a identifica­ção dos atletas.

 ?? THANASSIS STAVRAKIS/AP-25/6/2017 ?? Teste. O árbitro de vídeo foi testado na Copa das Condeferaç­ões e voltará no Mundial
THANASSIS STAVRAKIS/AP-25/6/2017 Teste. O árbitro de vídeo foi testado na Copa das Condeferaç­ões e voltará no Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil