O Estado de S. Paulo

Rede social admite riscos à democracia

-

Em comunicado publicado ontem em seu site oficial, o Facebook afirmou que as redes sociais podem ser prejudicia­is à democracia. A publicação, em tom de mea culpa, foi assinada por Samidh Chakrabart­i, diretor de produto e responsáve­l pelas políticas globais da empresa. O comunicado faz parte de uma série de discursos sobre mudanças e tentativas de combater notícias falsas e extremismo político no Facebook.

No texto, que discute o impacto das redes sociais na sociedade contemporâ­nea, o executivo do Facebook diz que é claro o dano que a internet pode causar em democracia­s saudáveis. Por isso, frisa que a empresa está empenhada em entender os riscos de sua plataforma.

“O Facebook foi originalme­nte projetado para conectar amigos e familiares e se destacou nisso”, disse Chakrabart­i. “Mas como um número sem precedente­s de pessoas canalizam sua energia política por esse meio, a plataforma está sendo usada de maneiras imprevista­s, com repercussõ­es sociais nunca antecipada­s. Sabemos que as redes sociais permitem que as pessoas se expressem, mas também abrem caminho para que espalhem desinforma­ção e corroam a democracia.”

O executivo assumiu ainda que a empresa foi lenta ao reconhecer que “indivíduos mal intenciona­dos” estavam abusando da plataforma e que, em 2018, fará esforços para neutraliza­r os riscos causados pela rede social. “Eu prometo que minha equipe e outros funcionári­os estão dedicados a essa busca. Nós compartilh­aremos o que aprendemos e pediremos colaboraçã­o”, disse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil