O Estado de S. Paulo

Após decreto de Temer, Nubank vira instituiçã­o financeira

Autorizaçã­o presidenci­al permite que startup não precise fazer parcerias com bancos para montar estrutura de crédito

-

O presidente Michel Temer autorizou o Nubank a ter uma operação como instituiçã­o financeira, dando mais autonomia para a startup dos cartões de crédito roxos. Segundo publicação no Diário Oficial da União de ontem, “é do interesse do governo brasileiro a participaç­ão estrangeir­a de até 100% no capital da instituiçã­o financeira a ser constituíd­a pela Nu Holdings”.

Na prática, a decisão significa que a startup não mais precisará de parcerias com bancos no País para montar sua estrutura de captação de recursos e oferta de crédito. Para isso, o Nubank poderá constituir um braço de negócio específico, a Nu Financeira.

A aprovação foi pedida pelo Nubank há dois anos e é necessária porque a empresa é controlada por uma holding sediada nas Ilhas Cayman. “O governo está se abrindo, olhando com bons olhos a entrada de empresas inovadoras no setor financeiro”, disse à Reuters o fundador e presidente executivo do Nubank, David Velez.

Criada em 2014, a fintech já emitiu 3 milhões de cartões de crédito no Brasil. Avaliada em US$ 500 milhões, a empresa já recebeu US$ 179 milhões em aportes de fundos como Sequoia Capital, Tiger Global e DST Global. Além disso, lançou em outubro seu serviço de conta bancária, ainda em fase de teste.

 ?? TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO ?? Novo. Para Vélez, do Nubank, governo se abriu à inovação
TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO Novo. Para Vélez, do Nubank, governo se abriu à inovação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil