O Estado de S. Paulo

‘A Lista de Schindler’: a visão de Spielberg sobre a guerra

- Ubiratan Brasil

A Lista de Schindler

SCHINDLER’S LIST. (EUA, 1993). DIR. DE STEVEN SPIELBERG, COM LIAM NEESON, BEN KINGSLEY, RALPH FIENNES. A história real do empresário Oskar Schindler (Liam Neeson) que ao compreende­r a tortura nazista nos campos de prisioneir­os, salvou a vida de 1.200 judeus criando um esquema para empregá-los em sua fábrica. O filme mais pessoal da carreira de Steven Spielberg, pelo qual ganhou 7 Oscars, entre eles os de filme e direção. Traz sua visão do Holocausto e, para isso, retratou com incômoda precisão as cenas dos campos de extermínio, especialme­nte as câmaras de gás. Aqui, Spielberg apresenta um tema que retomaria em O Resgate do Soldado Ryan e que se baseia no Talmude: a vida de um só homem justifica todo esforço para ser preservada. É o que pensa Schindler, em contraste com o oficial vivido por Ralph Fiennes, um militar cruel, sanguinári­o, que compensa com mortes estúpidas seu aborrecime­nto com a rotina da guerra. Ainda um grande trabalho.

TC CULT, 22H, REPRISE, P&B., 210 MIN. VEJA TAMBÉM A Luta Pela Esperança CINDERELLA MAN. (EUA, 2005). DIR. DE RON HOWARD, COM RUSSELL CROWE. A trajetória do talentoso boxeador Jim Braddock (Crowe), que havia sido forçado a se aposentar após uma série de derrotas, e agora luta por uma segunda chance movido pelo amor à sua família.

TCM, 14h12. REPRISE, COL., 144 MIN.

Elvis & Madonna (BRASIL, 2010). DIR. DE MARCELO LAFFITTE, COM SIMONE SPOLADORE, IGOR COTRIM, SÉRGIO BEZERRA.

Após uma situação de violência, o travesti Madona conhece Elvis, uma entregador­a de pizzas também homossexua­l. Nasce, entre eles, uma amizade incomum.

CANAL BRASIL, 19h40. REP., COL., 105 MIN.

 ?? UNIVERSAL ?? Detalhe. A única cena colorida do filme, metáfora sobre esperança
UNIVERSAL Detalhe. A única cena colorida do filme, metáfora sobre esperança

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil