O Estado de S. Paulo

Frio em NY? Há muito o que ver

Baixas temperatur­as tornam mais difícil bater pernas pelas ruas o dia todo, mas isso não significa aproveitar menos: a estratégia é intercalar programas ao ar livre com museus, lojas e cafés quentinhos

- Renata Mesquita / NOVA YORK

Não tem tempo ruim quando se trata de viajar para grandes cidades no inverno. Claro que a onda de frio que assolou os Estados Unidos no início do mês foi um pouco exagerada, mas, de modo geral, grandes centros turísticos oferecem uma infinidade de oportunida­des de passeios – mas diferentes daqueles dos meses mais quentes.

Nova York não é exceção. Na realidade, as ruas de Manhattan parecem ficar ainda mais cheias entre dezembro e março. E tem programa para todas as idades e interesses, da clássica patinação no gelo do Rockfeller Center ao escaldante lámen do Momofuku, do chef celebridad­e David Chang, que aquece o coração até de quem sai desprepara­do para as temperatur­as abaixo de zero.

Abaixo, aliás, você confere um guia do que fazer na cidade nessa época friorenta. Uma dica fundamenta­l: não dá para ficar parado, se não você congela (e fuja do topo do Empire State Building, é frio pacas).

Antes de tudo, tanto no inverno quanto no verão, vale investir no MetroCard (U$ 33, sete dias, acesso ilimitado). O trânsito de Nova York é uma loucura e, ao invés de conseguir ver a paisagem pela janela do táxi, você só vai perder tempo parado no congestion­amento.

O metrô de Nova York é extenso e te leva para quase qualquer lugar. Dá para comprar o MetroCard em qualquer estação, na própria máquina. Outra vantagem: tem Wi-Fi liberado em todas as estações de metrô. Vale baixar o aplicativo do metrô no celular para facilitar o deslocamen­to. VIAGEM A CONVITE DA AVIANCA

 ?? CARLO ALLEGRI/REUTERS ?? Deslizes. Aproveite as pistas de patinação no gelo, como a do Bryant Park
CARLO ALLEGRI/REUTERS Deslizes. Aproveite as pistas de patinação no gelo, como a do Bryant Park

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil