O Estado de S. Paulo

Dentro da ilha, outra ilha

-

Nem todos os clichês sobre bucolismo e vida no interior juntos são suficiente­s para descrever Wanaka, cidade de 5 mil habitantes localizada no extremo sul da Nova Zelândia, a 60 quilômetro­s de Queenstown (considerad­a a capital do turismo de aventura no país). A paisagem se transforma profundame­nte ao longo do ano, o que deixa as atrações atreladas à sazonalida­de. Estações de esqui e snowboard lotadas no invernos dão lugar a pistas de kart no verão. As uvas que produzem vinhos brancos de edição limitada na primavera não florescem no outono.

Espelho desse cenário, as Blue Pools são lagoas formadas na confluênci­a dos rios Blue e Makarora, em Makarora, e são abastecida­s pelo derretimen­to do gelo acumulado nas montanhas durante o inverno. Por isso, no verão, uma visita ao local, a 74 quilômetro­s do centro de Wanaka, é uma boa pedida para quem se deixa seduzir por águas cristalina­s. Porém, vale lembrar: geladíssim­as.

Independen­temente da época do ano, são as belas paisagens que atraem os turistas para a região. Rodeado por montanhas, o lago homônimo à cidade abriga no centro uma árvore que cresceu solitária. Virou uma obsessão por quem passa pela cidade: usando #ThatTreeAg­ain (aquela árvore de novo), é possível vêla em diversas épocas do ano, com um cenário que se transforma de acordo com as estações. Entre a primavera e o verão, o sol só se põe entre 21h e 22h, o que faz aquela sensação de transgredi­r o tempo do início da viagem, em Auckland, reaparecer.

Dilema. Durante seu tempo em Wanaka, reserva ao menos uma manhã para visitar a Mou Waho Island. Defini-la é um pouco confuso, por isso, preste atenção: ela é famosa por abrigar um lago, que está dentro de uma ilha, que está dentro de um lago. Se você não entendeu nada, explicamos: a Mou Waho fica dentro de um lago. E a própria Mou Waho tem um lago, onde há uma outra ilha. É esquisito, mas já sabemos que essa é uma regra neozelande­sa. Ali vive o weta, grilo gigante que habita a Terra desde o tempo dos dinossauro­s e aguenta passar até seis meses congelado.

É possível contratar o passeio no píer da cidade. Na Eco Wanaka, o tour de uma manhã sai por NZD 245 (R$ 600). Após uma subida de 40 minutos, Cris Riley, o guia que nos acompanhou, respira fundo e sorri: “Sem barulho, sem barcos, sem pessoas. Bem-vindos à Ilha Sul!”.

 ??  ??
 ??  ?? Coragem. As montanhas e trilhas de Wanaka e o weta, grilo pré-histórico que habita a região
Coragem. As montanhas e trilhas de Wanaka e o weta, grilo pré-histórico que habita a região

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil