O Estado de S. Paulo

PT espera julgamento para ‘condenar’ Lula

-

Petistas evitam criticar publicamen­te o ex-presidente Lula, mas o cenário pode mudar se ele for preso em regime fechado no caso do triplex do Guarujá. Por enquanto, os ataques mais duros partem de ex-filiados que foram próximos de Lula e se viram abandonado­s quando caíram em desgraça, como Antonio Palocci e Delcídio Amaral. “Ele me lembra aquela música ‘eu me amo, eu me amo, não posso mais viver sem mim’”, define o exsenador. No privado, nomes graúdos do partido concordam que o ex-presidente se deslumbrou com o poder.

» Metralhado­ra. “O Lula, a despeito de virtudes, se perdeu na super autoestima que ele tem e confundiu ousadia e arrojo com poder fazer qualquer coisa”, complement­a Delcídio, que presidiu a CPI do Mensalão e é delator da Lava Jato.

» É tudo... Solidaried­ade não é a única razão de petistas para preservar Lula de críticas neste momento. Se ele for absolvido ou se o cumpriment­o da sentença se prolongar ainda terá força no jogo eleitoral.

» ...Ou nada. Se for preso, observa um petista, Lula será abandonado aos poucos como foram José Dirceu, Antonio Palocci...

» É com ele. Caberá ao juiz Danilo Pereira Júnior decidir onde Lula irá cumprir a pena caso o TRF-4 confirme hoje a condenação do petista em regime fechado.

» Sem muita escolha. A Superinten­dência da PF em Curitiba é contraindi­cada porque não oferece condições ao preso para trabalhar e assim reduzir a pena, além de ser destinada a presos provisório­s. Uma opção é o Complexo Médico-Penal, em Pinhais.

» Regra três. O PT pretende anunciar Lula como candidato ao Palácio do Planalto já acompanhad­o do nome do vice. O objetivo é substituir o ex-presidente por alguém de sua extrema confiança e escolhido por ele em caso de condenação definitiva no caso triplex.

» Amor antigo. Na base aliada do governo do presidente Michel Temer, o PR está de olho no julgamento de Lula hoje. O partido não descarta uma aliança com o PT, caso o ex-presidente venha a ser candidato ao Palácio do Planalto.

» Racha paulista. O vicegovern­ador de São Paulo, Márcio França (PSB), começou a negociar com o PTB o apoio à sua candidatur­a ao Palácio dos Bandeirant­es. Se as conversas evoluírem, França vai rachar a aliança partidária original que elegeu o tucano Geraldo Alckmin em 2014.

» Aliança. Após receber o apoio do Solidaried­ade, PROS e PR, França quer fechar ainda em fevereiro aliança com o PCdoB e PDT à sua candidatur­a. O vice-governador também está tentando ganhar a adesão do PV e do PPS. » Muito prazer! O ministro Carlos Marun almoçou ontem com Valdemar Costa Neto. Quem participou diz que o encontro foi de apresentaç­ão, já que o novo ministro não conhecia o todo poderoso do PR.

» Sem assunto. Alexandre Baldy (Cidades) também participou do almoço com Costa Neto. Outro presente, o líder do PR na Câmara, José Rocha, diz que não trataram da Previdênci­a, de cargos nem de eleição.

COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA. COLABORARA­M ISADORA PERON E IGOR GADELHA

 ?? MARA CARVALHO/ARQUIVO PESSOAL ?? » CLICK. O presidenci­ável Ciro Gomes faz o cadastrame­nto biométrico no TRE-CE. Analistas avaliam que ele pode herdar votos de Lula se o petista sair da disputa.
MARA CARVALHO/ARQUIVO PESSOAL » CLICK. O presidenci­ável Ciro Gomes faz o cadastrame­nto biométrico no TRE-CE. Analistas avaliam que ele pode herdar votos de Lula se o petista sair da disputa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil