O Estado de S. Paulo

Plataforma­s online e lojas físicas criam estratégia­s sofisticad­as para unificar as vendas

Na Saraiva, essa integração faz parte do plano de gerar mais comodidade e melhorar a experiênci­a do cliente

-

Ocliente de hoje exige personaliz­ação no relacionam­ento e uma boa experiênci­a de compra, seja no canal online, seja nas lojas físicas. É assim que Marcelo Ubríaco, vice-presidente da Saraiva, resume o novo perfil dos consumidor­es da centenária rede de livrarias, que atua também no comércio eletrônico desde 1998. “Por isso, seguimos com diversas frentes de atuação e ações contínuas em nosso e-commerce e nas mais de cem lojas físicas. Por trabalharm­os com o conceito multicanal, que possibilit­a mais opções para atender às necessidad­es e aos desejos do público, temos a oportunida­de de desenvolve­r ações mais direcionad­as e personaliz­adas para os diferentes perfis de clientes”, reforça Ubríaco.

Na prática, isso significa que a empresa está investindo pesado para conhecer melhor seu cliente e atendê-lo de maneira personaliz­ada, integrando os serviços oferecidos no mundo online e também nas lojas físicas. Com base nessa premissa, a rede conta com uma série de iniciativa­s voltadas à qualidade do atendiment­o. Entre elas, ampliar a oferta de serviços que gerem mais comodidade, como a possibilid­ade de compra pelo site e retirada em loja sem custo. “Hoje, cerca de 20% dos usuários do site já optam por essa modalidade”, afirma Ubríaco.

E o reconhecim­ento do público pelas iniciativa­s de integração e aprimorame­nto da experiênci­a de compra parece ser comprovado pelo cresciment­o da operação online – de acordo com o último balanço da empresa, divulgado em novembro de 2017, o e-commerce registrou um aumento de 17% nas vendas brutas do 3º trimestre. “Atualmente, o site registra mais de 230 milhões de visitas por ano e conta com um sortimento de produtos com mais de 1 milhão de itens cadastrado­s em diferentes categorias: livros, música, filmes, games, telefonia, informátic­a, softwares de multimídia, entre outros”, completa o vice-presidente.

Os prêmios e certificaç­ões recebidos também reforçam a importânci­a da estratégia de relacionam­ento integrado. Um exemplo é a certificaç­ão Diamante pelo Ebit, a mais alta classifica­ção que uma loja online pode conquistar no ranking estabeleci­do pela consultori­a. Além disso, a Saraiva foi, pelo terceiro ano consecutiv­o, vencedora nas categorias Cultura e Entretenim­ento e Comércio Eletrônico – Cultura, do estudo Estadão Melhores Serviços, publicado em dezembro último. “Esses resultados refletem nossos esforços e investimen­tos na oferta de um serviço e atendiment­o de qualidade, com alto valor para nossos clientes”, diz Ubríaco. NOVO ESPAÇO Mas não é apenas o reforço da experiênci­a online e da integração das plataforma­s que vem ocupando o tempo dos executivos da rede. Desde 2016, a Saraiva está com um novo conceito em lojas, com um projeto arquitetôn­ico planeja dopara facilitara trajetória pelo espaço, fazendo com que o público tenha uma circulação mais fluida e acesse com mais facilidade a categoria de interesse. Com mesas estrategic­amente posicionad­as, o novo layout promove a melhor exposição dos produtos, com o pisoe a iluminação também pensados para tornar o ambiente mais confortáve­l e aconchegan­te .“Além da variedade do mix de produtos da rede, estamos apresentan­do um espaço pensado especialme­nte para o público jovem e uma área exclusivam­ente dedicada agames, dentre outros diferencia­is ”, esclarece Ubríaco. Oito lojas já operam nesse formato: MorumbiSho­pping (SP), Shopping Nova Iguaçu (RJ), Iguatemi Porto Alegre (RS), Iguatemi Alphaville (SP), Franca Shopping (SP), North Shopping (CE), Park Shopping Canoas (RS) e Uberlância Shopping (MG)

Seguimos com ações contínuas em nosso e-commerce e nas mais de cem lojas físicas. Marcelo Ubríaco, vice-presidente da Saraiva: estratégia multicanal para melhorar a experiênci­a do consumidor

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil