O Estado de S. Paulo

Piñera anuncia ex-comunista como chanceler

- SANTIAGO /

O presidente eleito do Chile, Sebastián Piñera, nomeou ontem seu gabinete, que tem como grande surpresa a designação do escritor Roberto Ampuero como chanceler. Conhecido por seus romances policiais, Ampuero, ex-comunista, terá como principal desafio enfrentar uma etapa crucial do julgamento que o Chile enfrenta em Haia pela demanda marítima da Bolívia.

O conservado­r, que volta à presidênci­a após governar o Chile entre 2010 e 2014, prometeu que, juntamente com seus ministros, conseguirá “montar um governo que una os chilenos por trás de grandes metas e grandes desafios”.

Para alcançá-lo, Piñera – que foi eleito em dezembro – confiou em seus velhos conhecidos para cargos-chave, como o do Ministério do Interior, que mais uma vez será ocupado por seu primo Andrés Chadwick. Seis dos 23 membros de seu novo gabinete foram ministros em seu primeiro governo.

Piñera venceu as eleições com a promessa de reativar uma economia que, com a socialista Michelle Bachelet, cresceu cerca de 2% nos últimos anos. Para cumprir sua promessa, ele escolheu mais uma vez Felipe Larraín, um renomado economista com vínculos com o mercado e com organismos internacio­nais, como ministro da Fazenda, cargo que já ocupou durante a primeira presidênci­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil