O Estado de S. Paulo

Mudança em barco e mau tempo causaram naufrágio na Bahia

Negligênci­a e imprudênci­a foram causas do acidente que deixou 19 mortos no ano passado, segundo laudo

- SALVADOR / H.F., ESPECIAL PARA O ESTADO

Negligênci­a e imprudênci­a foram as causas do naufrágio do barco Cavalo Marinho, ocorrido no dia 24 de agosto do ano passado. Dezenove pessoas a bordo da embarcação que fazia a travessia entre a Ilha de Itaparica e Salvador, na Baía de Todos os Santos, morreram. A conclusão da investigaç­ão sobre o acidente, realizada pela Marinha, foi divulgada ontem.

O inquérito, de 1,2 mil páginas, reúne cerca de 50 interrogat­órios, depoimento­s de testemunha­s, laudos técnicos e simulações para apurar as circunstân­cias do acidente e apontar os responsáve­is pela tragédia.

O comandante do 2.º Distrito Naval, o vice-Almirante Almir Garnier Santos, e o capitão dos Portos, Leonardo Reis, que apresentar­am o resultado da investigaç­ão em entrevista, disseram que o levantamen­to aponta que o engenheiro responsáve­l pelo barco e o proprietár­io da embarcação agiram de forma negligente e que o comandante do barco foi imprudente.

Eles observaram que, apesar de o barco ter passado por vistoria da Marinha quatro meses antes da tragédia, no mês de maio foram realizadas mudanças irregulare­s, sem nova avaliação do órgão responsáve­l.

Reis destacou a instalação de um novo lastro na embarcação, formado por pedras, com cerca de 400 quilos. Segundo ele, o balanço da lancha, no mar agitado, fez com que as pedras corressem para o mesmo lado que os passageiro­s, causando o naufrágio. A embarcação também foi exposta a condições meteorológ­icas adversas.

Defesa. O laudo será encaminhad­o ao Tribunal Militar, no Rio, para ser validado por novos especialis­tas, ainda sem previsão de conclusão. Os implicados no acidente já foram notificado­s pela Marinha e têm prazo de dez dias para apresentar defesa. No dia do acidente, a lancha transporta­va 120 passageiro­s. Chovia e ventava no momento do acidente e o barco virou dez minutos após o início do percurso.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil