O Estado de S. Paulo

Bronze nos Jogos do Rio é pego no doping

-

Medalha de bronze no levantamen­to de peso nos Jogos Rio2016, o lituano Aurimas Didzbalis foi flagrado em exame antidoping, de acordo com informaçõe­s da Federação Internacio­nal de Levantamen­to de Peso divulgadas ontem. O teste do atleta de 27 anos deu resultado positivo para a substância proibida SARM S-22, que ajuda no aumento de massa muscular, no Mundial disputado na Califórnia, no final do ano passado. Ele conquistou a medalha de prata na categoria até 94kg.

De acordo com a Federação Internacio­nal, outros três atletas também testaram positivo para substância­s proibidas no mesmo evento: a albanesa Romela Begaj, medalhista de prata; o romeno Dumitru Captari, atual campeão europeu; e o cipriota Dimitris Minasidis. Curiosamen­te, o Mundial da na Califórnia não contou com nove atletas da Rússia, China e Turquia, entre os melhores levantador­es do mundo, por conta de casos de doping.

Boicote. Várias das principais esperanças de medalhas da Rússia nos Jogos de Inverno, incluindo o dono de seis medalhas de ouro na patinação velocidade Viktor Ahn, ficarão de fora da Olimpíada de Pyeongchan­g em meio ao escândalo de doping no país, o que gerou novos comentário­s favoráveis a um boicote.

Dizimada por suspensões e forçada a competir sob uma bandeira neutra, a Rússia agora vai para a Olimpíada sem os atletas que não cumpriram as condições impostas pelo COI. Atletas e dirigentes descartara­m o boicote no mês passado, quando a entidade vetou formalment­e a equipe russa, permitindo que “Atletas Olímpicos da Rússia" participem sob a bandeira olímpica. A Federação de Patinação Artística da Rússia disse que o COI estava tratando de provocar a Rússia a adotar um boicote.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil