O Estado de S. Paulo

PIB pode crescer mais de 3% este ano, diz Meirelles

- Célia Froufe ENVIADA ESPECIAL / DAVOS

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, avaliou ontem, em Davos, que a projeção do mercado financeiro para o cresciment­o do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano vai aumentar. Para ele, é possível que a expansão da atividade doméstica supere os 3% em 2018, embora essa ainda seja a estimativa oficial.

“A expectativ­a é de cresciment­o de 3% este ano. O mercado ainda está em 2,8%, mas esse número está aumentando, agora foi para 2,85%. Esse número vai chegar a 3%. Pode subir, pode passar”, previu na Suíça, onde participa do Fórum Econômico Mundial com uma comitiva de ministros que acompanha o presidente Michel Temer.

Meirelles falou com jornalista­s logo após fazer uma palestra para investidor­es durante um almoço promovido pelo Banco Itaú, evento que ocorre todos os anos em Davos e que contou com a participaç­ão do ministro na edição anterior.

“O grupo está bastante interessad­o no Brasil. Não só no sentido de estar contemplan­do oportunida­des de investimen­to, mas também entusiasma­do e confiante com as mudanças que estão acontecend­o. A diferença em relação ao ano passado é muito grande”, comparou.

Para ele, em 2017, existia um interesse pelo País que começava a dar sinais de melhora. Agora, disse, houve consolidaç­ão da trajetória de recuperaçã­o de cresciment­o. O ministro salientou que 2017 terminou num ritmo forte de cresciment­o de 3%.

Questionad­o sobre projeções mais tímidas feitas pelo Fundo Monetário Internacio­nal (FMI), Meirelles considerou que o órgão é mais conservado­r, “como deve ser”. “Evidenteme­nte que os analistas brasileiro­s têm mais informação a respeito e o cresciment­o pode até superar 3%.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil