O Estado de S. Paulo

Consumidor vai sentir impacto de tarifas nos EUA

- / C.T.

O primeiro impacto das tarifas de importação impostas ontem pelo presidente Donald Trump será o aumento do preço ao consumidor dos produtos que serão atingidos. No caso dos painéis solares, o efeito poderá incluir a perda de postos de trabalho em um setor que já emprega mais que a indústria de oléo, gás e carvão.

Especialis­ta em energia solar e inovação, Varun Sivaram disse que as tarifas vieram com uma década de atraso e não terão o impacto desejado por Trump de restaurar essa indústria.

Segundo ele, o preço dos painéis solares caiu 80% desde 2010, com a expansão do setor na China. A participaç­ão dos EUA nesse mercado caiu de 25%, no início da década passada, para menos de 5% em 2011, escreveu em artigo publicado pelo Centro sobre Política Energética Global da Universida­de de Columbia.

Em sua avaliação, as tarifas deverão aumentar o preço dos painéis solares em US$ 0,10 a US$ 0,12 por Watt, mas isso será insuficien­te para garantir a competitiv­idade dos produtores nacionais.

A elevação do custo poderá afetar o emprego no setor, que vive um boom nos EUA. De acordo com a Solar Foundation, o número de trabalhado­res na indústria solar aumentou 25% em 2016, para 260 mil. Com a barreira, a Associação das Indústrias de Energia Solar estima que haverá perda de 23 mil empregos neste ano na instalação de painéis e desenvolvi­mento de projetos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil