O Estado de S. Paulo

Um cardápio variado e bom, embora sem nenhuma obra-prima

- Luiz Zanin Oricchio

Como estava previsto, A Forma da Água lidera, com 13 indicações para o Oscar. Só por isso já pode ser tido como virtual vencedor na categoria principal, a de melhor filme? Não dá para afirmar com 100% de certeza. Serão nove os concorrent­es à estatueta mais desejada, a ser conhecida dia 4 de março. Além de A Forma da Água, Dunkirk, Me Chame Pelo Seu Nome, O Destino de Uma Nação, Corra!, Lady Bird - Lady Bird – A Hora de Voar, Trama Fantasma, The Post – A Guerra Secreta e Três Anúncios para Um Crime. Cardápio variado e saboroso.

Indicar nove filmes como finalistas, em vez de cinco, torna o vencedor ainda mais difícil de prever. Abre o leque. Mesmo porque, entre eles há filmes de várias tendências e de boa qualidade, embora nenhuma obra-prima. Em termos temáticos, é curiosa a volta de interesse pela 2.ª Guerra com Dunkirk e O Destino de Uma Nação. The Post evoca a liberdade de imprensa e a afirmação feminina. Já Três Anúncios para Um Crime detém-se na América profunda, chave de muitos impasses, inclusive da imprevista eleição de Donald Trump. Me Chame pelo Seu Nome e Lady Bird são de corte intimista e focam jovens na descoberta da sexualidad­e. Corra! tem a força de reapresent­ar a questão da discrimina­ção racial, tema da agenda do momento, ao lado do protagonis­mo feminino. A Forma da Água aposta na via do fantástico com sua história de monstro, mas para falar de aberrações bem reais, como a sexualidad­e reprimida, perseguiçõ­es políticas durante a Guerra Fria, violência e intolerânc­ia com os diferentes.

Alguns dos favoritíss­imos estão lá, no páreo. Gary Oldman com sua incrível caracteriz­ação de Churchill em O Destino de Uma Nação. A não menos maravilhos­a Frances McDormand em Três Anúncios para Um Crime, como a mulher determinad­a a fazer justiça por sua filha estuprada e assassinad­a. Se perderem, será surpresa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil