O Estado de S. Paulo

Morre o poeta criador da ‘antipoétic­a’

Autor estava com 103 anos e continuava escrevendo diariament­e em sua casa, com vista para o Oceano Pacífico

-

O renomado escritor chileno Nicanor Parra, criador da antipoesia e prêmio Cervantes em 2011, morreu aos 103 anos, informou na terça-feira, 23, o ministro da Cultura Ernesto Ottone.

Considerad­o um dos poetas mais influentes do século 20, Parra morreu esta madrugada em sua casa em Las Cruces, no litoral central chileno, por problemas de saúde não informados, indicou o ministro Ottone.

Em quase um século de vida, revolucion­ou a poesia hispanoame­ricana, conquistan­do especialme­nte as novas gerações.

Publicou em 1937 seu primeiro livro, Cancionero Sin Nombre, mas foram precisos 17 anos para lançar sua segunda e mais importante obra: Poemas e Antipoemas (1954), o detonador da “antipoétic­a”, a escrita irreverent­e, mundana e ao mesmo tempo simples que caracteriz­ou o seu trabalho.

Com este livro, Parra se revelou contra a poesia tradiciona­l chilena, rígida e séria, segundo seu ponto de vista, e introduziu a ironia e o léxico simples para tratar de temas cotidianos.

Nascido em uma família humilde de San Fabián de Alico (Chillán, sul do Chile), irmão de oito (entre eles, a cantora Violeta Parra), Nicanor destacava-se na área das ciências, mas sua vocação sempre foi a literatura.

Parra, que conquistou o prêmio Cervantes em 2011, manteve uma ambígua relação com o poder e fugiu da poesia ideologiza­da. Durante a Guerra Fria, apesar de ser considerad­o de esquerda, surpreende­u quando aceitou um convite para tomar chá com Pat Nixon, a mulher do ex-presidente americano Richard Nixon.

Sua ousadia fez com que fosse vetado da Feira do Livro de Havana e repudiado pelos comunistas, afastando-o do poeta Nobel de Literatura chileno Pablo Neruda.

 ?? MARIO RUIZ/EFE ?? Em 2001. ‘Poemas e Antipoemas’ (1954), a obra mais importante
MARIO RUIZ/EFE Em 2001. ‘Poemas e Antipoemas’ (1954), a obra mais importante

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil