O Estado de S. Paulo

Resultado unânime no TRF-4 abala imagem de Lula

- Lucas de Aragão SÓCIO-DIRETOR DA CONSULTORI­A ARKO ADVICE

Oresultado unânime no TRF-4 cria enorme constrangi­mento político para Lula, que, agora na condição de condenado, tem uma marca negativa forte para sua imagem.

Apesar da insistênci­a de Lula e do PT, a possibilid­ade de o ex-presidente ser novamente candidato ao Palácio do Planalto em outubro é cada vez menor. A uniformida­de da condenação reduz a chance de sucesso na apresentaç­ão de recursos e medidas protelatór­ias (embargos de declaração).

O impacto da condenação criminal de Lula, transmitid­a por todos os veículos de comunicaçã­o, em tempo real, tende a abalar negativame­nte o capital político do ex-presidente, que hoje lidera as pesquisas de intenção de voto.

Aliados tradiciona­is do PT passarão a pensar em caminhos alternativ­os, seja lançando candidatos próprios ou apoiando outras candidatur­as de esquerda já lançadas. Dentro do próprio PT muitos aliados já jogaram a toalha quanto à sua candidatur­a. O Centrão, ainda buscando um projeto político para se ancorar, passará a ver Lula como uma alternativ­a cada vez mais difícil.

As principais consequênc­ias iniciais são: 1) possível fragmentaç­ão de candidatos de centro esquerda, por causa da provável ausência de Lula; 2) os partidos e candidatos buscarão herdar seu capital político, principalm­ente no Nordeste; 3) o campo governista ganha tempo para organizar uma aliança – boa notícia para Geraldo Alckmin (PSDB-SP).

O PT sofrerá desgaste parecido com o das eleições municipais de 2016. A tendência é de que o partido lance candidato próprio, mas utilize Lula como cabo eleitoral de nomes petistas ao Congresso, Assembleia­s e governos estaduais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil