O Estado de S. Paulo

Torneio da Uefa terá Alemanha e França em grupo

Sorteio da competição que chega para ocupar o lugar dos amistosos define duelos que vão começar em setembro

-

Atual campeã mundial, a Alemanha vai enfrentar França e Holanda na primeira fase da Liga das Nações, nova competição de seleções organizada pela Uefa e que começará em 6 de setembro. Foi o que ficou definido em sorteio realizado ontem, em Lausanne, que também determinou que a Espanha vai enfrentar Inglaterra e Croácia.

“É realmente interessan­te”, afirmou o técnico da Alemanha, Joachim Löw. “Holanda e França são nossos vizinhos e com uma extensa cultura na história do futebol. Será interessan­te para todos”, acrescento­u.

O treinador também comemorou o aspecto esportivo. “O mais importante não era ter jogos internacio­nais extras porque os jogadores já estão no limite . Acho que é bom jogar menos amistosos e mais jogos em situação de competição.”

Thomas Müller também ficou entusiasma­do com o sorteio: "É um grupo incrível. Um começo interessan­te para a nova competição", afirmou o jogador da seleção da Alemanha e do Bayern de Munique.

O sorteio da primeira Liga das Nações dividiu as 55 seleções nacionais da Europa em quatro divisões, cada uma contendo quatro grupos. As equipes vão se enfrentar dentro das chaves em jogos de ida e volta entre os dias 6 de setembro e 20 de novembro.

A Liga A, que envolve as principais seleções do continente, também contará com Portugal, a atual campeã da Eurocopa, Itália e Polônia em uma chave, enquanto a outra será composta por Bélgica, Suíça e Polônia. Os vencedores dos grupos da Liga A vão disputar o título em semifinais e final em junho de 2019 – a sede ainda será definida.

“É um sorteio com um grau de dificuldad­e elevado”, afirmou o técnico da seleção de Portugal, Fernando Santos, que elogiou o torneio. “Vejo coisas positivas. Uma delas é o fato de promover a competição em países que, teoricamen­te, nunca poderiam chegar a uma fase final de um torneio. Neste momento todas essas equipas têm uma oportunida­de. É uma competição que vai eleger um campeão por grupo, terá subidas e descidas de divisão e isso contará muito para o ranking.”

A Uefa criou a competição para substituir os amistosos, que geram pouca interesse, mas ainda sobrarão datas para isso. O formato garante que as equipes mais fortes se enfrentem com mais frequência. Já as seleções piores ranqueadas duelarão com equipes do mesmo nível e têm uma chance mais real de se classifica­r à Eurocopa.

Os resultados da Liga das Nações valerão para uma repescagem da Eurocopa de 2020, classifica­tório que ocorrerá em março daquele ano, envolvendo quatro times por divisão, preferenci­almente os vencedores dos grupos, que não conseguira­m suas vagas através das Eliminatór­ias. Assim, uma equipe da Liga D disputará o torneio de 24 seleções, sendo que quatro vagas serão definidas através desses playoffs, um por divisão.

Além disso, os vencedores dos grupos das Ligas B, C e D conseguirã­o o acesso para o torneio de 2020, enquanto o último colocado das chaves das Ligas A, B e C serão rebaixados.

 ?? SALVATORE DI NOLFI/EFE ?? Bolinhas. Grupos da Liga das Nações foram conhecidos em sorteio em Lausanne, na Suíça
SALVATORE DI NOLFI/EFE Bolinhas. Grupos da Liga das Nações foram conhecidos em sorteio em Lausanne, na Suíça
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil