O Estado de S. Paulo

Discurso em Davos

Brasil deixou ‘atalho populista’ para trás, diz Temer

- Rolf Kuntz ENVIADO ESPECIAL / DAVOS

Rumo econômico

“O Brasil que vai às urnas em outubro sabe que a responsabi­lidade dá resultados. (...) Hoje, os principais atores no Brasil, políticos e econômicos, convergem em que não há alternativ­a à agenda de reformas.” Michel Temer

PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Não há espaço para retorno, a pauta de reformas será mantida e ninguém deve recear o resultado das eleições, disse o presidente Michel Temer numa sessão plenária do Fórum Econômico Mundial. Num discurso dirigido principalm­ente a empresário­s e investidor­es, ele insistiu em contrastar seu governo com o modelo populista do período anterior. O eleitorado, chegou a prognostic­ar, votará neste ano a favor da racionalid­ade.

O binômio populismo e nacionalis­mo é tema importante em Davos, neste ano, mas associado basicament­e às políticas do presidente americano Donald Trump, ao abandono da União Europeia pelo Reino Unido e ao fortalecim­ento da direita em algumas áreas da Europa. A economia global voltou a crescer, mas a democracia está em recessão, têm observado analistas.

O discurso de Temer encaixou-se nessa moldura. Pode ter sido de forma deliberada ou por acaso, mas ele bateu nos contrastes entre racionalid­ade e populismo, legalidade e autoritari­smo, abertura comercial e protecioni­smo, cooperação e nacionalis­mo. O presidente descreveu o Brasil de hoje como um país em busca de acordos de comércio. Citou a expectativ­a de um pacto, em breve, com a União Europeia. Falou do interesse em negociar com novos parceiros. Mencionou o retorno do Mercosul ao objetivo inicial de integração nos mercados globais. Reafirmou o compromiss­o com as metas ambientais do Acordo de Paris.

Algumas das afirmações, como a referência à vocação do Mercosul, são negações do petismo. Outras, como a recusa do protecioni­smo e o apoio às metas internacio­nais de preservaçã­o ambiental, contrastam com as políticas de Trump, previsto para se apresentar amanhã.

Temer organizou o discurso, em português, com base em cinco palavras: responsabi­lidade, diálogo, eficiência, racionalid­ade e abertura. Cada uma foi usada para denotar aspectos da política de seu governo.

A noção de responsabi­lidade, por exemplo, foi invocada para descrever a rejeição de “atalhos populistas”. A palavra diálogo foi escolhida para descrever o esforço de união e a busca de entendimen­to entre Executivo e Congresso. Não houve referência ao custo desse entendimen­to nem aos benefícios concedidos, em dinheiro ou de outra forma, em troca de votos a favor de objetivos do governo. Nada foi dito, nem perguntado, sobre o interesse do PTB na escolha da deputada Cristiane Brasil para o Ministério do Trabalho.

Eficiência foi vinculada à busca de produtivid­ade e a reformas como a trabalhist­a. Racionalid­ade foi exemplific­ada com a mudança de critérios de privatizaç­ões e a nova lei sobre administra­ção das estatais (com rememoraçã­o, novamente, dos padrões populistas). A abertura, especialme­nte comercial, completou o conjunto.

O balanço foi completado com referência­s à nova etapa de cresciment­o, depois da longa recessão (lembrada como herança do populismo irresponsá­vel), à inflação reduzida de mais de 10% para menos de 3% ao ano e aos avanços na pauta de ajustes e reformas.

Terminado o discurso, o presidente Michel Temer só teve de responder a poucas e suaves perguntas do fundador e dirigente do fórum, Klaus Schwab. Aproveitou a ocasião para se dirigir aos investidor­es apresentan­do a segurança jurídica como fator de tranquilid­ade para quem aplica dinheiro no Brasil.

A próxima reunião do fórum na América Latina será no Brasil, em março. No ano passado, foi na Argentina.

 ?? CIARAN MCCRICKARD ?? Comércio. Temer falou de expectativ­a de pacto com UE e de interesse em novas parcerias
CIARAN MCCRICKARD Comércio. Temer falou de expectativ­a de pacto com UE e de interesse em novas parcerias
 ??  ?? Fórum Econômico Mundial
Fórum Econômico Mundial

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil