O Estado de S. Paulo

Santos e Palmeiras vencem de virada

Mesmo sem jogar um grande futebol, time vence o Red Bull de virada graças a Jailson, que defendeu pênalti, e a Thiago Santos, autor de dois gols

- Ciro Campos

O Palmeiras é o único time com 100% de aproveitam­ento no Campeonato Paulista graças a uma vitória construída por dois heróis discretos. Se não fosse pelo goleiro Jailson e pelo volante Thiago Santos, autor dos dois gols do time nos 2 a 1 sobre o Red Bull, ontem, o time teria ido embora do Allianz Parque bastante decepciona­do. O goleiro, menos badalado que Fernando Prass e o recémcontr­atado Weverton, foi fundamenta­l ao defender um pênalti; o volante, reserva de Felipe Melo, um dos líderes do grupo, ontem virou goleador.

Em 98 jogos pelo clube, Thiago havia feito apenas dois gols. Na 99.ª partida, anotou dois de uma vez, algo inédito na sua carreira. O marcador implacável foi fiel ao estilo dedicado, mas sem grandes virtudes técnicas.

Após ter vencido as duas primeiras partidas, o Palmeiras estreou em 2018 diante de um rival complicado, a impaciênci­a. O time teve um primeiro tempo ruim, ao sair atrás no placar aos 23 minutos e criar poucas chances de gol. A lentidão em criar e o excesso de passes laterais criaram na arena um ambiente de insatisfaç­ão da torcida e de jogadores ansiosos.

Entre o gol de Deivid, para o Red Bull, e o empate, no último lance do primeiro tempo, o Palmeiras penou com o nervosismo. Não conseguia se organizar e parecia estar tomada pela angústia, até ser salva por uma bola parada. Lucas Lima cobrou falta para Thiago Santos, impedido, igualar de cabeça.

A igualdade no placar não represento­u um domínio instantâne­o. Na verdade, o jogo continuou parecido ao do primeiro tempo e com caracterís­ticas que lembravam o ano passado. Borja, muito isolado no ataque, errava domínios de bola e era vaiado como em 2017. A exemplo dos piores momentos da última temporada, a equipe parecia indecisa com a bola nos pés.

O segundo tempo avançava e colocava o Palmeiras diante dos seus defeitos. O time já tinha como obstáculos as falhas de organizaçã­o, a ansiedade em ganhar e, para piorar, teve um pênalti marcado contra, aos 30 minutos. Jailson justificou a titularida­de, ao defender o chute de Rodrigo Andrade.

Nervoso pelo erro, o jogador do Red Bull acabou expulso depois e permitiu ao Palmeiras crescer. Se a técnica faltava em uma noite sem inspiração, restava insistir. Por isso, aos 42 da etapa final, Thiago Santos apareceu na área para concluir um cruzamento e garantir a vitória.

 ?? JF DIORIO/ESTADÃO ?? Goleador. O volante Thiago Santos vibra com os dois gols no jogo, feito inédito na carreira
JF DIORIO/ESTADÃO Goleador. O volante Thiago Santos vibra com os dois gols no jogo, feito inédito na carreira

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil