O Estado de S. Paulo

PGR pede inquérito sobre caso Odebrecht

- Fabio Serapião Amanda Pupo / BRASÍLIA

A Procurador­ia-Geral da República (PGR) informou ao ministro do Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), na terça-feira, que solicitou à Polícia Federal a instauraçã­o de inquérito para apurar o vazamento de trechos da delação da Odebrecht para a ex-procurador­ageral da Venezuela Luísa Ortega Díaz.

O pedido segue uma solicitaçã­o feita pela própria Odebrecht, em outubro, para que fosse apurado o vazamento. A empreiteir­a apontou que o material estava sob custódia da PGR sem compartilh­amento com qualquer outra pessoa.

A empresa também chegou a pedir que a ex-procurador­a fosse proibida de divulgar a delação. A Venezuela é um dos países em que a empreiteir­a enfrenta dificuldad­es para assinar um acordo de cooperação.

O material divulgado por Ortega inclui o vídeo da delação do executivo Euzenando Azevedo. Em depoimento à PGR, ele fala sobre um pagamento acertado de US$ 35 milhões para a campanha de Nicolás Maduro.

Em entrevista ao Estado, em Genebra, a ex-procurador­a chegou a dizer que iniciaria uma série de publicaçõe­s de dados sobre a corrupção no governo chavista. No pedido de investigaç­ão feito pela Odebrecht, o advogado Rodrigo Mudrovitsc­h pediu que medidas duras fossem tomadas para que o caso não se repetisse.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil