O Estado de S. Paulo

Federer vai em busca de seu 20º Grand Slam

Suíço chega à decisão do Aberto da Austrália após abandono do coreano Hyeon Chung; enfrentará o croata Marin Cilic

- MELBOURNE

Roger Federer vai disputar amanhã a 30.ª final de Grand Slam de sua carreira. Buscará o 20.º título desses torneios de elite, para assim ampliar seu recorde, e o sexto do Aberto da Austrália. Vai entrar em quadra como favorito contra o croata Marin Cilic, que chega à final em Melbourne pela primeira vez.

O suíço sequer teve muito trabalho ontem para chegar à decisão. Isso porque seu adversário, o sul-coreano Hyeon Chung, depois de uma surpreende­nte vitória sobre Novak Djokovic, decepciono­u a torcida ao oferecer pouca resistênci­a a Federer e abandonar a semifinal no segundo set. O suíço liderava o placar por 6/1 e 5/2. Chung desistiu da partida em razão de dores no pé esquerdo. O sul-coreano sofreu com bolhas no pé ao longo do segundo set, quando chegou a receber atendiment­o médico em quadra. Ao retornar ao jogo, caiu de rendimento e acabou abandonand­o na sequência, para surpresa de Federer e da torcida presente na Rod Laver Arena. Atual 58.º do ranking, o tenista de apenas 21 anos era uma das grandes sensações deste primeiro Grand Slam da temporada. Chung, uma das apostas da nova geração, surpreende­u em Melbourne ao eliminar favoritos como o alemão Alexander Zverev, 4.º do mundo, Novak e Djokovic, dono de seis títulos na Austrália. Ontem, porém, Chung sentiu o cansaço pela sequência de jogos e sofreu também com a tática pouco eficiente, que tentava explorar a direita de Federer, conhecido no circuito pela força destes golpes.

O suíço aproveitou e disparou 24 bolas vencedoras, contra apenas seis do rival, em 1h02min de duelo. A eficiência no fundo de quadra compensava em parte a oscilação no serviço. Federer cravou nove aces, mas colocou em quadra apenas 43% do seu primeiro saque – acertou 94% dos pontos jogados.

O favorito terminou o jogo com quatro quebras de saque, em 11 oportunida­des. E não teve o serviço quebrado – precisou salvar apenas um break point. Ao fim da partida, o suíço não escondeu a surpresa pelo triunfo facilitado pela desistênci­a do adversário.

“Estou feliz, mas não pela forma como venci’’, disse Federer, que elogiou o adversário. “Trata-se de um jogador muito forte e que com certeza estará entre os dez primeiros colocados do ranking em breve.’’

A final, amanhã, será disputada a partir das 6h30 (horário de Brasília). Federer venceu Cilic na final de Wimbledon do ano passado. Será o décimo jogo entre eles. O suíço levou ampla vantagem nos nove confrontos anteriores: oito vitórias e apenas uma derrota.

 ?? EDGAR SU/REUTERS ?? Rotina. Roger Federer está em mais uma final de Grand Slam, a 30ª de sua carreira
EDGAR SU/REUTERS Rotina. Roger Federer está em mais uma final de Grand Slam, a 30ª de sua carreira
 ?? TRACEY NEARMY/EFE ?? Surpresa. Hyeon Chung chegou até a semi
TRACEY NEARMY/EFE Surpresa. Hyeon Chung chegou até a semi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil