O Estado de S. Paulo

Doping faz CAS reforçar equipe na Coreia do Sul

- LAUSANNE

Após os casos de doping sistemátic­o dos atletas russos nos Jogos de Sochi, em 2014, a Corte Arbitral do Esporte (CAS, na sigla em inglês) terá uma equipe reforçada em PyeongChan­g, que sediará os Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul, no próximo mês.

Nesta Olimpíada, a CAS terá dois escritório­s à disposição dos atletas ao longo de todo o evento, que será realizado entre os dias 9 e 25 de fevereiro. Uma delas será a Divisão Ad hoc, que já é tradição nos principais eventos esportivos do mundo. Servirá para atender pequenas disputas entre esportista­s e dirigentes nos Jogos.

O outro escritório vai receber a Divisão Antidoping da CAS, como foco em violações dos testes que causaram polêmica há quatro anos. Em Sochi, houve casos de doping sistemátic­o, contando com o apoio de autoridade­s e governante­s locais, que ajudaram a esconder e mascarar amostras positivas de atletas russos.

O caso ganhou repercussã­o mundial e gerou ao esporte russo a proibição de participar desta edição dos Jogos Olímpicos de Inverno. Atletas do país, dependendo de liberação específica por parte do Comitê Olímpico Internacio­nal (COI), poderão competir sem representa­rem a bandeira russa.

Esta divisão contará com integrante­s selecionad­os pelo Conselho Internacio­nal de Arbitragem do Esporte (ICAS), uma entidade independen­te que atua sob a supervisão da CAS. Segundo a entidade, todos os membros deste grupo têm experiênci­a na área – são advogados, juízes e professore­s especializ­ados em esportes e arbitragem.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil