O Estado de S. Paulo

Mercado financeiro amplia otimismo com Ibovespa

-

Mesmo tendo o Ibovespa acumulado ganho de mais de 5% nesta semana e rompido vários níveis de pontuação – superou os 85 mil pontos –, o mercado financeiro ampliou o otimismo sobre o desempenho do índice na semana que vem. É o que mostra o Termômetro Broadcast Bolsa desta semana, que tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do Ibovespa na semana seguinte. Entre 28 participan­tes, 67,86% têm percepção de alta; 28,57%, de queda; e apenas 3,57%, de estabilida­de.

Na sondagem anterior, o sentimento era positivo para 51,43%; negativo para 37,14%; e neutro para 11,43%. O principal índice da Bolsa teve valorizaçã­o de 5,31% esta semana. O Termômetro refere-se ao período entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro.

As atenções seguem voltadas para os próximos passos da Justiça em relação ao ex-presidente Lula, após sua condenação em segunda instância a 12 anos e 1 mês de prisão em regime fechado e da entrega de seu passaporte à Polícia Federal. Outro ponto de atenção será o efeito dessa decisão sobre as próximas pesquisas de intenção de voto na corrida presidenci­al. Agora, o mercado também olha com mais afinco as negociaçõe­s em torno da reforma da Previdênci­a, cuja votação está prevista para o dia 19 de fevereiro.

A agenda local de indicadore­s traz dados da produção industrial e a nota de crédito do Banco Central, ambos referentes a dezembro e de 2017. Mas a de mais destaque na semana que vem é a internacio­nal, com decisão de política monetária do Federal Reserve e o relatório de emprego nos Estados Unidos de janeiro. Ainda por lá, está prevista a divulgação de uma série de balanços corporativ­os da área de tecnologia, entre eles os da Apple e do Google. Na Europa, o destaque é o resultado preliminar do PIB do quarto trimestre e de 2017 na zona do euro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil