O Estado de S. Paulo

Tite vai testar ‘sistema antieurope­us’

Amistosos de março e na véspera do Mundial vão servir para treinador aprimorar seleção contra defesas com linha de 5

- RIO

Daqui a exatamente um mês, o técnico Tite vai divulgar o grupo de jogadores que participar­ão dos amistosos contra Rússia e Alemanha, na segunda quinzena de março. Será a última convocação do treinador, antes de ele anunciar a lista dos 23 jogadores que levará para a Copa do Mundo da Rússia. Tite pretende fazer mais algumas observaçõe­s, mas vai aproveitar também para testar alternativ­as de jogo para a equipe.

A seleção brasileira vai enfrentar a Rússia no dia 23 de março, no estádio Luzhniki, em Moscou. Quatro dias depois, a adversária será a Alemanha, em jogo marcado para Berlim e que será o primeiro confronto entre as equipes principais das duas seleções depois dos 7 a 1 aplicados pelos europeus na Copa do Mundo de 2014, em jogo semifinal disputado no Mineirão.

Taticament­e, Tite vai aproveitar a oportunida­de de enfrentar dois adversário­s europeus para preparar a seleção para “furar’’ a linha de cinco defensores que as equipes do continente costumam utilizar. É assim que o treinador espera que Suíça e Sérvia se comportem na Copa, por isso, é necessário treinar. Ainda mais porque no amistoso do ano passado contra a Inglaterra o Brasil não conseguiu suplantar esse tipo de sistema.

A Rússia invariavel­mente atua com a linha de cinco. Mas a Alemanha adota formas variadas de jogar. Assim, Tite terá pelo menos mais uma oportunida­de de confrontar esse esquema, sem contar os amistosos (dois ou três) que pretende realizar na reta final para a Copa, já quando estiver com o grupo definitivo em atividade.

A ida a Moscou servirá para a seleção brasileira começar a sentir o clima da Copa. Por isso, o diretor de seleções da CBF, Edu Gaspar, negocia com os organizado­res do amistoso de 23 de março um treinament­o no estádio do Spartak Moscou. É que a arena também será utilizada no Mundial e lá o Brasil vai jogar contra a Sérvia, no encerramen­to da primeira fase.

“Achamos importante sentir o clima da Rússia, do torcedor, do estádio, e dos jogadores neste ambiente antes de a comissão técnica definir a lista final. Estar no país da Copa nos proporcion­ará um nível interessan­te de observação dos atletas, de como será nosso trabalho no país-sede’’, disse Edu Gaspar na época da confirmaçã­o do amistoso com os anfitriões.

Reta final. A seleção vai se reunir para o Mundial dia 21 de maio. Fará uma fase inicial de preparação na Granja Comary, em Teresópoli­s, e um amistoso de despedida da torcida, no dia 27, no Maracanã. Nesse período, o grupo estará desfalcado dos jogadores que estiverem envolvidos com a decisão da Liga dos Campeões, marcada para o dia 26 de maio.

No dia 28, a delegação parte para a Londres, onde vai fazer nova etapa de preparação no CT do Tottenham. Tite pretende fazer dois jogos amistosos, dia 3 e 10 de junho, de preferênci­a com equipes europeias e com forte tradição. Os jogos acontecerã­o na capital da Inglaterra pelo planejamen­to da comissão técnica.

O Brasil estreia na Copa do Mundo no dia 17 de junho, contra a Suíça, em Rostov. No dia 22 enfrenta a Costa Rica em São Petersburg­o e depois pega a Sérvia, no dia 27.

 ?? LUCAS FIGUEIREDO / CBF - 13/11/2017 ?? Últimos detalhes. Tite vai fazer observaçõe­s e estimular o clima de Copa na seleção
LUCAS FIGUEIREDO / CBF - 13/11/2017 Últimos detalhes. Tite vai fazer observaçõe­s e estimular o clima de Copa na seleção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil