O Estado de S. Paulo

TCU quer investigar chefe da Infraero

- ANDREZA MATAIS TWITTER: @COLUNADOES­TADAO COLUNADOES­TADAO@ESTADAO.COM POLITICA.ESTADAO.COM.BR/BLOGS/COLUNA-DO-ESTADAO/ COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA

Opresident­e da Infraero, Antônio Claret, pediu o ressarcime­nto de valores gastos com assentos especiais em voos nacionais, hospedagem de familiares, bebidas alcoólicas e viagens internacio­nais em classe executiva. O TCU quer que os pedidos sejam investigad­os.

Opresident­e da Infraero, Antônio Claret, pediu ressarcime­nto de despesas como poltronas mais espaçosas e confortáve­is em voos nacionais, bebidas alcoólicas, hospedagem com familiares, aluguel de carro blindado e viagens internacio­nais em classe executiva como mostram notas fiscais. Os gastos chamaram a atenção do Ministério Público e do TCU, que pediu investigaç­ão das pastas dos Transporte­s e da Transparên­cia. Desde 2016 no cargo, Claret fez 65 viagens, 57 com passagens por Belo Horizonte, sua cidade. A Infraero fica em Brasília.

» Volta pra casa. A maioria das agendas do presidente da Infraero em Belo Horizonte é nas sextas e nas segundas-feiras. Os órgãos de controle suspeitam que os compromiss­os nesses dias são justificat­iva para ele permanecer em sua cidade nos finais de semana.

» Não pode. As frentes de investigaç­ão vão averiguar se houve ato de improbidad­e administra­tiva por parte de Claret, por uso em proveito próprio de verba pública. Ele foi indicado para o cargo pelo PR, apadrinhad­o por Valdemar Costa Neto, que tenta fazê-lo ministro dos Transporte­s.

» Com a palavra 1. A Infraero informa que o custo de todas as passagens relativas às viagens particular­es com destino a Belo Horizonte foi ressarcido pelo presidente da empresa. Sobre despesas com bebida, assento conforto e familiares em hotéis, a empresa diz que “isso nunca ocorreu”.

» Com a palavra 2. Apesar de ter negado, a Infraero respondeu assim a questionam­ento sobre quanto gastou com assento conforto desde que Claret assumiu o cargo até hoje: “A Infraero esclarece que o balanço até fevereiro de 2018 só será encerrado até dez dias após o final do mês corrente”.

» Farra na FAB. O presidente Michel Temer deve editar nos próximos dias um decreto que vai tornar mais rigorosas as regras para o uso de aviões da FAB por ministros de Estado. O texto está em análise. Entre maio de 2016 e março de 2017, foram gastos R$ 34 milhões com voos.

» Pressão tucana. Candidato a líder do DEM, o deputado Alberto Fraga (DF) acusa o governador Geraldo Alckmin (PSDB) de interferir na sucessão da bancada demista. Fraga foi informado de que o tucano pediu votos para Rodrigo Garcia (DEM-SP), seu ex-secretário. Alckmin não comenta.

» Tem quórum. Interlocut­ores do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, avaliam já ter número suficiente para criar regras mais rígidas para a concessão de auxíliomor­adia a deputados e senadores, já que só 150 dos 513 recebem o benefício.

» CLICK. Deputados da base aliada dispararam, pelo WhatsApp, o meme em campanha pela derrubada do veto presidenci­al do Refis para micro e pequenas empresas.

» Sem chance. O governo deve descartar a possibilid­ade de criar o Ministério da Segurança Pública. Concluiu que até a estrutura começar a funcionar, levaria muito tempo e não daria para começar a funcionar ainda nesta gestão.

» Consolidou. Na inauguraçã­o de uma fase da transposiç­ão do Rio São Francisco, o ministro Helder Barbalho (Integração) perguntou a moradores se sabiam quem concluiu a obra. Ouviu como resposta: “Foi o Lula”.

 ?? Conselho Regional de Contabilid­ade do Rio de Janeiro ??
Conselho Regional de Contabilid­ade do Rio de Janeiro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil