O Estado de S. Paulo

Durante evento em Pernambuco, Temer ouve elogios a petista

Presidente cede palanque a aliados em cerimônia de entrega de obras de integração do Rio São Francisco em Cabrobó

- Carla Araújo / BRASÍLIA Madson Vagner ESPECIAL PARA O ESTADO / CABROBÓ

Em sua terceira passagem por Pernambuco, o presidente Michel Temer cedeu palanque para aliados e ouviu nos discursos referência­s e elogios ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em cerimônia de entrega de mais um trecho das obras do eixo norte do projeto de integração do Rio São Francisco, no município de Cabrobó, Temer afirmou que a obra era uma iniciativa do petista e que “continua com o empenho”.

Sem citar o nome de Lula, Temer disse que quer deixar um legado para o Nordeste e prometeu assinar uma proposta de estudo para ser iniciada a integração das bacias do Rio Tocantins com o São Francisco. “Vai demorar, talvez, quatro, cinco anos, para a realização total dessa integração da bacia do São Francisco com a bacia do Tocantins. Mas é uma obra necessária e eu espero que lá para frente, daqui a quatro, cinco anos, alguém venha aqui nessa tribuna e diga: ‘Foi o Temer que começou essa integração e pacificou a questão aquífera em todo o Nordeste brasileiro’.”

Antes de discursar, Temer ouviu no palanque correligio­nários elogiarem Lula pela transposiç­ão do São Francisco. “Eu quero agradecer ao presidente Lula, que iniciou essa obra”, afirmou o prefeito de Cabrobó, Marcílio Cavalcanti (MDB). O governador de Pernambuco em exercício, Raul Henry (MDB), também mencionou que foi Lula quem iniciou a obra, mas destacou o fato de Temer continuá-la. “O senhor, como estadista, deu continuida­de à obra.”

Ex-ministro da Integração Nacional do governo Dilma Rousseff, o senador Fernando Bezerra Coelho, que migrou no ano passado do PSB para o MDB, tentou minimizar os elogios ao governo petista. “O senhor não veio a Cabrobó disputar a paternidad­e de obra com ninguém”, disse.

O atual titular da pasta, Helder Barbalho, também defendeu o presidente e afirmou que o “debate de paternidad­e é um debate pequeno”. “Essa obra é do povo brasileiro, do povo nordestino. Essa obra é maior do que qualquer pessoa.”

Disputa local. Em disputa pelo comando do MDB local, Henry e Bezerra dividiram o palanque ao lado de Temer. Antes da cerimônia, em entrevista à Rádio Jornal de Pernambuco, o presidente foi questionad­o sobre o mal-estar entre os políticos e disse que trabalhari­a para tentar unificar a legenda.

 ?? BETO BARATA/PR ?? Inauguraçã­o. Michel Temer aciona botão de bombeament­o
BETO BARATA/PR Inauguraçã­o. Michel Temer aciona botão de bombeament­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil