O Estado de S. Paulo

Maioria vê avanço para o Ibovespa na semana

-

O mercado financeiro segue otimista com relação ao Ibovespa na próxima semana, segundo o Termômetro Broadcast Bolsa, que tem por objetivo captar o sentimento de operadores, analistas e gestores para o comportame­nto do índice na semana seguinte.

Entre 37 participan­tes, 51,35% disseram que a percepção é de alta para a Bolsa e 27,03%, de queda. Na pesquisa anterior, os que esperavam ganho para o índice nesta semana eram 67,86% do total e os que previam baixa, 28,57%. Chama a atenção o salto da parcela dos que veem estabilida­de para o índice, que passou de 3,57% na pesquisa anterior para 21,62%.

A Bolsa terminou a semana com perda de 1,74%. A atual pesquisa refere-se ao período de 5 a 9 de fevereiro.

Na próxima semana, no Brasil, o destaque são a decisão sobre a Selic pelo Banco Central e o retorno das atividades no Congresso Nacional. Para a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na quarta-feira, o consenso das apostas é de uma redução no ritmo de corte da Selic para 0,25 ponto porcentual. Se confirmada tal expectativ­a, a taxa básica de juros da economia será reduzida de 7,00% para 6,75%. Quanto ao Congresso, o foco principal é a Câmara, onde os deputados começam a discutir a reforma da Previdênci­a, cuja votação está marcada para o dia 19. Já a agenda de indicadore­s traz o IPCA de janeiro na quinta-feira.

Outro fator com potencial de influencia­r os negócios é a safra de balanços corporativ­os no Brasil, com destaque para os resultados do Itaú Unibanco, Usiminas, Lojas Renner e Suzano.

Nos Estados Unidos, o economista Jerome Powell assume o comando do Federal Reserve (o banco central americano) na segunda-feira, no lugar de Janet Yellen. Na China serão conhecidos dados de inflação e do comércio exterior ao longo da semana.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil