O Estado de S. Paulo

Fundador da agência Talent morre aos 84 anos

Júlio Ribeiro é considerad­o uma das referência­s em planejamen­to da publicidad­e brasileira e estava em atividade desde o fim dos anos 1950

-

O publicitár­io Júlio Ribeiro, fundador da agência Talent (atualmente Talent Marcel), morreu na madrugada de ontem, vítima de um AVC. Ribeiro, que tinha 84 anos, era considerad­o um dos grandes nomes da publicidad­e brasileira, com carreira iniciada nos fim dos anos 1950, quando ingressou na McCann Erickson. Passou também por empresas como MPM e Alcântara Machado, antes de fundar a Talent, em 1980.

Embora tenha atuado em todas os setores da publicidad­e, Ribeiro ficou mais conhecido pela maestria na área de planejamen­to. Segundo Washington Olivetto, que trabalhou com o publicitár­io no início de carreira, receber um planejamen­to de Ribeiro era como “ganhar” uma campanha praticamen­te pronta. “Bastava ler o que ele havia escrito para achar o caminho a seguir. Isso porque, além de um grande planejador, era também um excelente redator.”

Olivetto afirma ainda que, ao lado dos fundadores da DPZ – Roberto Duailibi, Francesc Petit e José Zaragoza –, Ribeiro foi a pessoa que mais lhe ensinou profission­almente. “Quando decidi deixar a DPZ para montar a minha própria agência, a W/Brasil, o Júlio foi a primeira pessoa a me dar um telefonema de apoio”, lembrou.

Segundo Olivetto, trata-se de uma grande perda para a publicidad­e brasileira. “Diria que, sob o ponto de vista do talento e do comportame­nto, a publicidad­e brasileira está precisando – e muito – do Júlio Ribeiro.”

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Publicidad­e (Abap), Mário D’Andrea, disse que o mercado publicitár­io perdeu um de seus maiores criadores. “Júlio Ribeiro mostrou que o profundo conhecimen­to dos seres humanos leva ao sucesso com os consumidor­es.”

Empreended­or. No mercado há 38 anos, a Talent foi a agência responsáve­l por campanhas como Não é assim uma Brastemp, Bonita camisa, Fernandinh­o (da finada US Top) e Pergunta lá no Posto Ipiranga.

O publicitár­io e a Talent também atenderam a conta do Estadão, entre 1992 e 2009, com trabalhos como Cara de Conteúdo e

O Jornal que Pensa ‘Ão’. “As campanhas de Júlio Ribeiro para o jornal estão entre as mais icônicas da publicidad­e brasileira”, afirmou ontem o diretor de marketing do Grupo Estado, Marcelo Moraes.

Ribeiro trabalhou na Talent até dezembro de 2014. Poucos meses depois, em 2015, voltou a empreender, fundando uma nova empresa, a JRP – Júlio Ribeiro Planejamen­to.

Ao longo de sua carreira, Ribeiro recebeu o prêmio “Líder Empresaria­l” do extinto jornal

Gazeta Mercantil durante quatro anos consecutiv­os. Também por quatro anos ganhou o prêmio Caboré, considerad­o o mais importante da propaganda brasileira. Em 2012, recebeu da Abap o prêmio “Ícones da Comunicaçã­o”. Foi autor de seis livros sobre técnicas de publicidad­e e marketing.

“Nós, colegas de Júlio Ribeiro na Talent, lamentamos profundame­nte o seu faleciment­o. Júlio Ribeiro é um dos pilares de um mercado publicitár­io sério, especialis­ta, ético e criativo. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre”, afirmou, em nota, a Talent Marcel.

Amizade

“Quando decidi deixar a DPZ para montar a minha própria agência, a W/Brasil, o Júlio Ribeiro foi a primeira pessoa a me dar um telefonema.” Washington Olivetto

PUBLICITÁR­IO

 ?? MARCEL/TALENT ?? Empreended­or. Júlio Ribeiro fundou a Talent há 38 anos
MARCEL/TALENT Empreended­or. Júlio Ribeiro fundou a Talent há 38 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil