O Estado de S. Paulo

Com a pesada pauta do Supremo, ministros andam temerosos de enfrentar aviões comerciais. Só de jatinho mesmo.

Amigos, Huck e Barbosa mantêm conversas sobre a eleição presidenci­al da qual poderão participar

- Gilberto Amendola

Dois “outsiders” e um destino. O empresário e apresentad­or Luciano Huck já se aconselhou com o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa sobre o cenário eleitoral e uma eventual candidatur­a presidenci­al. O ex-ministro teria pedido “cautela” ao postulante ao posto mais alto da República.

O principal encontro ocorreu no início de novembro, no Rio. Na ocasião, segundo interlocut­ores próximos aos dois, Huck estava animado com os números de aprovação de sua imagem e com a participaç­ão em movimentos como o Agora! e o RenovaBR – além das conversas que mantinha com o PPS.

Servidor público desde 1984 (quando iniciou carreira no Ministério Público Federal) e exchefe do Judiciário, Barbosa, conforme relatos, discorreu sobre as agruras de um homem público e o fato de uma campanha eleitoral vir acompanhad­a de muito desgate pessoal.

Huck e o ex-presidente do Supremo têm intimidade para isso. Os dois construíra­m uma relação de amizade – e o filho de Barbosa, Felipe, foi funcionári­o de Huck na produção de seu programa na TV Globo, Caldeirão do Huck, em 2013 (ele não trabalha mais no programa). Dias depois, Huck publicou uma carta no jornal Folha de S.Paulo declarando que não será candidato.

“Conversei algumas vezes com Joaquim Barbosa. Ele é uma pessoa que deve ser ouvida sempre”, afirmou o apresentad­or ao Estado em dezembro passado, depois de participar como entrevista­do de um evento da Casa do Saber, em São Paulo.

Assim como Huck, Barbosa também flerta com uma suposta candidatur­a presidenci­al – alvo de investidas do PSB. A ala do partido que é contrária à aliança da sigla com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem feito uma ofensiva para convencê-lo a se filiar e disputar o Planalto.

Publicamen­te, os possíveis “outsiders” de 2018 não alimentam as expectativ­as. Mas nada parece definitivo em se tratando de política. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve a condenação confirmada em segunda instância e não tem garantias de que será candidato; e a última pesquisa do Datafolha trouxe bons números para Huck... As articulaçõ­es foram retomadas. O PPS e Huck continuam se namorando. Neste cenário, surgiu a tese mais recente: uma dobradinha Huck e Barbosa.

No evento do RenovaBR, na sexta-feira, representa­ntes de movimentos como Agora!, Acredito e Livres mostraram empolgação com a hipótese de uma chapa pura dos “outsiders” em 2018. O Instituto Locomotiva divulgou uma pesquisa mostrando que “95% dos brasileiro­s afirmam que os atuais políticos não são transparen­tes nem prestam contas à população” e que “93% da população afirma que é preciso formar novas lideranças políticas para mudar o País”.

“Nesse cenário uma candidatur­a ‘outsider’ como a de Luciano Huck ou Joaquim Barbosa teria muito campo para crescer. Os dois juntos, claro, seriam mais fortes ainda”, disse o presidente do instituto, Renato Meirelles.

Embora Huck ainda não tenha definido sua candidatur­a, a ideia de ter Barbosa como vice agrada ao apresentad­or. Barbosa não tem se manifestad­o. Pessoas próximas dizem que, talvez, ele não tenha “personalid­ade para ser vice de ninguém”.

 ?? WERTHER SANTANA/ESTADÃO-27/11/2017 ?? Apresentad­or. Luciano Huck foi convidado a se candidatar pelo PPS
WERTHER SANTANA/ESTADÃO-27/11/2017 Apresentad­or. Luciano Huck foi convidado a se candidatar pelo PPS
 ?? FELIPE RAU/ESTADÃO-5/10/2017 ?? Ex-ministro. Joaquim Barbosa é alvo de investidas do PSB
FELIPE RAU/ESTADÃO-5/10/2017 Ex-ministro. Joaquim Barbosa é alvo de investidas do PSB

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil