O Estado de S. Paulo

Apoio de Alckmin a PSB de SP incomoda Temer

- COM NAIRA TRINDADE E LEONEL ROCHA. COLABOROU RAFAEL MORAES MOURA

Opresident­e Michel Temer procurou interlocut­ores no PSDB para criticar a pretensão do governador Geraldo Alckmin de apoiar seu vice, Márcio França, do PSB, para o Palácio dos Bandeirant­es. Numa conversa com um importante tucano que defende candidatur­a própria do partido, Temer disse que a atitude de Alckmin não condiz com quem precisa do apoio do MDB para disputar o Planalto. O partido do presidente lançou Paulo Skaf ao governo paulista e tem no tucano João Doria uma segunda opção caso o empresário não decole nas pesquisas.

» Veto.

O presidente do PPS, Roberto Freire, descarta a candidatur­a de Cristovam Buarque (DF) à Presidênci­a pelo partido. “Vamos insistir em um candidato que não pontua? O processo eleitoral não é banca acadêmica”, diz, sobre o ex-reitor da UnB.

» Vaga ocupada.

As opções do PPS são Luciano Huck, que estuda ingressar na sigla, e Geraldo Alckmin, nessa ordem. Cristovam, diz Freire, seria um ótimo candidato ao governo do DF.

» Me erra!

Michel Temer está irritado com a insistênci­a do diretor da Polícia Federal, Fernando Segovia, para que apoie projeto que institui mandato de três anos para o cargo. O governo acha que, se fizer isso, perde o controle da PF.

» Vem tiro.

Segovia ganhou o apoio de associaçõe­s de delegados para assumir a PF prometendo aprovar o projeto. Passado o carnaval, a conta será cobrada.

» Em família.

A mulher e a filha do ministro do Supremo Marco Aurélio Mello recebem auxílio-moradia de R$ 4.377,73 mensais cada uma. Letícia Mello, a filha, é desembarga­dora do TRF2, no Rio de Janeiro. Sandra de Santis, a esposa, é desembarga­dora do TJ-DF.

» O troco.

O ministro já disse que vai votar pela extinção do benefício quando o assunto voltar à pauta do STF, “mesmo que dê briga em casa”. Ministros do STF não têm direito ao auxílio.

» Polêmica.

O governo prevê economizar R$ 1,5 bilhão por ano com a digitaliza­ção de documentos públicos e o corte de gastos com aluguel de imóveis e manutenção dos prédios onde estão os papéis da União.

» Panelaço.

O projeto já passou no Senado e será votado na Câmara neste semestre. Historiado­res e arquivista­s são contra. Temem a destruição de documentos históricos.

» Peraí.

O deputado André Figueiredo quer dar prazo de dois anos para que, antes da destruição, haja um inventário e se identifiqu­e o que deve ficar em papel. » CLICK.

O ex-presidente e senador Fernando Collor convida a assistir seu discurso na terça, no plenário do Senado, onde pretende falar da précandida­tura ao Planalto.

» Prioridade­s.

O combate às fake news e a implantaçã­o do voto impresso estão entre as principais preocupaçõ­es do ministro Luiz Fux, que assume o TSE na terça-feira. A impressão do voto atende à exigência estabeleci­da na reforma eleitoral de 2015.

 ??  ?? » SINAIS PARTICULAR­ES. João Doria,
prefeito de São Paulo
» SINAIS PARTICULAR­ES. João Doria, prefeito de São Paulo
 ?? ASSESSORIA FERNANDO COLLOR ??
ASSESSORIA FERNANDO COLLOR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil