O Estado de S. Paulo

PTB vai discutir indicação de Cristiane Brasil para o Trabalho

Deputada é investigad­a por associação ao tráfico; Roberto Jefferson aponta tentativa de ‘destruir vida política’ de sua filha

- Isadora Peron Renan Truffi Anne Warth / BRASÍLIA

A situação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) vai ser o principal assunto da reunião da bancada do PTB, na terça-feira, após a volta do recesso parlamenta­r.

O clima de descontent­amento no partido aumentou após o Estado revelar ontem que ela é alvo de um inquérito que apura suspeitas de tráfico de drogas e associação para o tráfico durante a campanha eleitoral de 2010. A investigaç­ão foi enviada anteontem à Procurador­ia-Geral da República porque a deputada possui foro privilegia­do.

A tendência é que haja uma pressão para que o partido indique outro nome para o Ministério do Trabalho.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, disse ontem ao Estado que o Planalto “reafirma sua disposição de lutar para que seja reconhecid­a pela Justiça a prerrogati­va constituci­onal do presidente” de nomear seus ministros”. Apesar de ter sido nomeada por Temer , decisões judiciais barraram a posse de Cristiane no Trabalho.

A deputada é filha do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que ontem, no Twitter, disse que há uma tentativa de “destruir a vida política promissora” de Cristiane,

O inquérito também apura suposto envolvimen­to no caso do deputado estadual Marcus Vinicius (PTB), ex-cunhado da parlamenta­r, e três assessores dela na época. Eles são suspeitos de dar dinheiro a traficante­s de Cavalcanti, bairro da zona norte da cidade e uma das bases eleitorais da deputada federal.

Jefferson questionou o fato de o inquérito não envolver o nome do deputado federal Sérgio Zveiter (PODE-RJ).

“Cristiane apoiou em 2010 o deputado estadual Marcus Vinicius, que concorreu em dobradinha com Sérgio Zveiter, que não consta do inquérito. Por que o nome de Zveiter não consta do inquérito? Por que votou contra o presidente Temer na Câmara (ele foi o relator da denúncia) e contra o impeachmen­t de Dilma?”, afirmou Jefferson.

Procurado, Zveiter confirmou que fez dobradinha com Marcus Vinicius em 2010, mas que não lembrava de ter feito campanha no bairro de Cavalcanti. Ele não quis comentar as declaraçõe­s do presidente do PTB.

O inquérito da Polícia Civil foi aberto ainda em 2010, mas somente após o Estado pedir acesso aos autos, na semana passada, ele foi remetido para o Ministério Público Estadual, que o encaminhou para o MP Federal.

Jefferson classifico­u a reportagem do Estado de “leviana”. A reportagem publicada ontem tem como base o inquérito policial encaminhad­o à Procurador­ia-Geral da República.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil