O Estado de S. Paulo

Casamento gay marca eleição na Costa Rica

Pastor evangélico pode garantir lugar no segundo turno após campanha contra união entre pessoas do mesmo sexo

-

A Costa Rica vai às urnas hoje para escolher seu presidente em uma eleição marcada pelo debate sobre o casamento gay. O favorito, segundo pesquisas, é o pastor evangélico Fabricio Alvarado, de 43 anos, do Partido da Restauraçã­o Nacional. Em dezembro, ele tinha apenas 3% das intenções de voto. No entanto, os ventos mudaram no dia 9 de janeiro, quando a Corte Interameri­cana de Direitos Humanos (CIDH), localizada em San José, emitiu uma sentença que obriga o país a aceitar a união entre pessoas do mesmo sexo.

Imediatame­nte, o pastor Alvarado anunciou que retirará a Costa Rica do tribunal, se for eleito, e disparou nas pesquisas, chegando à liderança, com 17%. Poucos pontos porcentuai­s atrás, tecnicamen­te empatados, estão o advogado Juan Diego Castro e o empresário Antonio Álvarez. Como nenhum candidato deve ter maioria dos votos, a disputa deve ser decidida no segundo turno, em 1.º de abril. “A decisão da CIDH colocou fogo na disputa”, afirma o analista independen­te Jorge Vega.

Não é só o casamento gay que tem impacto na eleição de hoje no país, conhecido por sua estabilida­de. Um escândalo envolvendo a importação de cimento chinês por um empresário ligado ao presidente Luis Guillermo Solís aumentou a insatisfaç­ão do eleitor com os políticos tradiciona­is – o que também beneficia o pastor. Nos últimos meses, o índice de desemprego subiu para 9,4% e a criminalid­ade chegou a 12,1 assassinat­os por 100 mil habitantes – número ainda bem abaixo dos vizinhos, mas maior do que costumava ser.

Para o analista Rotsay Rosales, da Universida­de da Costa Rica, a indefiniçã­o reflete um cenário conhecido na região: o desencanto da população com a situação econômica, com a corrupção e o enfraqueci­mento de partidos tradiciona­is. “A isso se somam candidatur­as pouco convincent­es, contribuin­do para a indecisão do eleitorado e uma abstenção alta”, disse.

 ?? JEFFREY ARGUEDAS/EFE ?? Novidade. Alvarado: outsider que faz sucesso na Costa Rica
JEFFREY ARGUEDAS/EFE Novidade. Alvarado: outsider que faz sucesso na Costa Rica

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil