O Estado de S. Paulo

Com V. Madalena fechada, Pinheiros concentra problemas

Dispersão dos foliões teve tumulto, parada de trens na Linha 4 e até confrontos; Prefeitura fala em 2 milhões nas ruas

- Bruno Ribeiro / COLABORARA­M ANA PAULA NIEDERAUER e MATHEUS PRADO, ESPECIAL PARA O ESTADO

Grandes filas, com empurraemp­urra e brigas, marcaram o fim do primeiro dia de desfiles de blocos de carnaval em Pinheiros, na zona oeste. A concession­ária ViaQuatro, que opera a Linha 4-Amarela do Metrô, fechou um dos acessos às plataforma­s e controlou a entrada no outro, criando confusão do lado de fora.

Segundo a Prefeitura, 2 milhões de pessoas participar­am do primeiro dia da folia no carnaval oficial de São Paulo. Mais de 180 blocos desfilam na cidade este fim de semana.

Neste ano, os foliões não tiveram a chance de seguir até a Vila Madalena após os desfiles. O bairro estava fechado, com acesso até as 17 horas. Assim, o público se dirigiu para as estações imediatame­nte após o término dos desfiles. A confusão se arrastou por cinco horas.

Já o controle em Pinheiros foi feito com grades e com seguranças paramentad­os com roupas iguais às que a Polícia Militar usa em confrontos em manifestaç­ões. Os foliões brigavam entre si, com empurrões.

Alguns resolveram atravessar o bairro todo, na direção das Avenidas Paulista e Doutor Arnaldo para tentar outra estação do metrô. Outros esperavam na fila e aproveitav­am para dançar ao redor de carros de som pelas ruas. Houve ainda quem optou pelos ônibus, seguindo pela Rebouças. Os carros chamados por aplicativo­s davam resposta de espera acima dos 20 minutos e custos mais acima do comum para o horário. “Vou andar, porque o dinheiro está contado. Tenho de tomar metrô e trêm”, disse a estudante Laís Correia, de 17 anos, que passou a tarde no Largo da Batata.

Freio. Mais cedo, a Linha 4 havia informado paralisaçã­o no sentido Luz, por causa do acionament­o indevido dos sistemas de segurança. Mas o problema teria sido resolvido antes das 17 horas, quando o último bloco a desfilar na Rua dos Pinheiros, o Ritaleena, encerrou a folia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil