O Estado de S. Paulo

Clássico para ‘batizar’ os técnicos

O gaúcho Roger Machado comando o Palmeiras diante do Santos, do carioca Jair Ventura – eles completam um mês de SP

- Ciro Campos

O clássico entre Palmeiras e Santos, hoje, às 17h, no Allianz Parque, servirá como uma espécie de batizado para os dois técnicos. O gaúcho palmeirens­e Roger Machado e o carioca santista Jair Ventura vão ter o primeiro contato com a rivalidade do Campeonato Paulista, no fim de semana que marca o primeiro mês de trabalho de ambos no futebol do Estado.

No começo de janeiro, os dois se apresentar­am aos seus novos clubes para a pré-temporada movidos pelo desafio em repetir em São Paulo os bons trabalhos realizados em outras praças. Após quatro jogos contra rivais do interior, o primeiro clássico para ambos será uma importante avaliação sobre o andamento da preparação das equipes.

Para o Palmeiras, o confronto é a chance de comprovar que o 100% de aproveitam­ento não é fruto da possível fragilidad­e dos oponentes. Já o Santos tem a oportunida­de de evoluir caso derrote o adversário de melhor campanha até o momento.

Roger Machado demonstrou ansiedade para o primeiro clássico paulista da sua carreira. O técnico, com experiênci­a no futebol gaúcho e mineiro, onde trabalhou no Grêmio e Atlético-MG, afirmou que disputar o principal Estadual do País é diferente. “Nos outros lugares onde trabalhei, os campeonato­s ficam centraliza­dos em só duas forças. Por aqui, não. São pelo menos quatro grandes e vários clássicos para disputar. Isso é um elemento importante”, disse o treinador do Palmeiras.

Mesmo com currículo no futebol do Rio, onde dirigiu o Botafogo, o atual técnico do Santos revelou viver antes do primeiro clássico paulista da vida uma expectativ­a diferente da passada nas partidas anteriores. Jair explicou ter notado nos últimos dias um ambiente carregado pela tensão surgida entre os dois clubes nos últimos anos, quando foram adversário­s em momentos decisivos.

“A rivalidade está aflorada. Não vivenciei, mas a gente sente na atmosfera, por conta desses jogos competitiv­os e equilibrad­os dos últimos anos. Que possa ser um clássico da paz e sem violência”, comentou.

O grande personagem do jogo será o meia Lucas Lima. Nos últimos anos o jogador alimentou a rivalidade entre os times quando estava no Santos, principalm­ente por provocaçõe­s em redes sociais. Agora, no Palmeiras, em seu primeiro clássico estadual com a nova camisa, ele enfrentará seu ex-time.

O técnico santista disse ver com naturalida­de a situação e pediu apenas para a provocação não ser exagerada. O treinador do Palmeiras admitiu que, por se tratar do encontro com o antigo clube, Lucas Lima deve sentir bastante ansiedade.

Escalações. Palmeiras e Santos não confirmara­m as escalações, mas durante a semana deram pistas dos possíveis titulares. Roger Machado troca só um jogador em relação à última partida, com o retorno do lateral-esquerdo Victor Luís. Jair deve confirmar o Santos com Eduardo Sasha no ataque no lugar de Rodrigão, que foi escalado como titular nos últimos compromiss­os do Santos.

 ?? NILTON FUKUDA/ESTADÃO ?? Bom começo. Equipe de Roger Machado está em alta
NILTON FUKUDA/ESTADÃO Bom começo. Equipe de Roger Machado está em alta
 ?? IVAN STORTI/SANTOS FC ?? Expectativ­a. Jair Ventura busca o equilíbrio em seu time
IVAN STORTI/SANTOS FC Expectativ­a. Jair Ventura busca o equilíbrio em seu time
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil