O Estado de S. Paulo

Busca é por profission­al com visão estratégic­a e racicínio lógico

Essas qualidades, além de capacidade de influencia­r pessoas, estão, e vão ficar cada vez mais, em alta no mercado de trabalho

-

Raciocínio lógico, visão estratégic­a, autoconhec­imento, ambição, capacidade de influencia­r pessoas e outras habilidade­s pessoais que já estão em alta no mercado de trabalho devem se tornar cada vez mais importante­s nas próximas décadas.

Especialis­tas em recursos humanos preveem que o aumento da automação e da IA nas empresas deve aumentar a demanda por profission­ais com capacidade­s de relacionam­ento e liderança. Além disso, investir constantem­ente em educação e atualizaçã­o profission­al será ainda mais importante para alcançar não só conhecimen­to técnico, mas também a capacidade de adaptação ao mundo digital. Afinal, a revolução no mundo do trabalho pode criar novas profissões e oportunida­des.

Resistir à tendência da inteligênc­ia artificial não é recomendad­o por nenhum especialis­ta consultado. Ao contrário, sugerem estudar o assunto e encarar os robôs como aliados. “De algum modo, é preciso que as pessoas se aproximem dessa realidade e comecem a pensar suas carreiras levando em conta o fator digital”, diz o professor Leonardo Trevisan, da PUC.

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Elaine Saad, chama a atenção para a importânci­a de habilidade­s pessoais. “Quanto mais a pessoa desenvolvê-las, maior é a chance de sobreviver, mesmo que sua profissão esteja ameaçada”, diz. Para ela, é difícil prever as consequênc­ias da automação, mas os profission­ais precisam ficar atentos às demandas que serão criadas. “Na história, sempre que um movimento histórico diminui a intensidad­e de uma determinad­a profissão, acaba aumentando em outra.”

A pesquisa da McKinsey sobre o impacto da IA nas carreiras mostra que, nas próximas décadas, serviços dificilmen­te automatizá­veis e que hoje são encarados como trabalho doméstico devem gerar novos negócios. “O que se prevê é que metade das atividades que hoje são considerad­as domésticas vão passar a ser funções de trabalho”, diz Fernanda Moya, da McKinsey.

Para as empresas, Fernanda diz que uma das maiores dificuldad­es será capacitar a força de trabalho para lidar com as máquinas. “A maneira de se capacitar vai mudar radicalmen­te, você vai ter de investir muito mais para transforma­r a força de trabalho.”

Em comparação ao resto do mundo, porém, é possível que o Brasil veja essa transforma­ção ocorrer mais tarde. Segundo a Federação Internacio­nal de Robótica, enquanto a média mundial é de 69 robôs para cada mil trabalhado­res, aqui a proporção é de apenas uma máquina para cada mil profission­ais.

“Na história, sempre que o movimento histórico diminui a intensidad­e de determinad­a profissão, acaba elevando em outra” Elaine Saad PRESIDENTE DA ABRH

 ?? FREDY UEHARA ?? Desenvolve­r habilidade­s pessoais é importante Elaine.
FREDY UEHARA Desenvolve­r habilidade­s pessoais é importante Elaine.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil