O Estado de S. Paulo

Em qual situação o empresário deve tomar crédito?

-

O empresário deverá optar pela tomada de crédito em duas situações distintas:

Quando a empresa precisa investir e crescer ou quando a empresa está endividada e busca reduzir juros, trocando por uma operação mais vantajosa. Em todas as situações, incialment­e, é preciso fazer a projeção do fluxo de caixa, consideran­do todas as receitas e despesas atuais, para verificar o resultado da empresa e usar como base de comparação.

Para investimen­to, a empresa deverá planejar quais os recursos necessário­s e o retorno esperado no faturament­o, acrescenta­r no fluxo a estimativa do aumento de receita e somente após esta etapa que deverá buscar os menores juros e/ou prestações. Projetar o pagamento das parcelas no fluxo, e verificar se continuará obtendo resultado superior ao que já existia antes da tomada de crédito. Caso o resultado seja inferior, a tomada de crédito deve ser desconside­rada.

Para reduzir o endividame­nto é necessário fazer a somatória dos saldos devedores, incluindo os juros futuros, e desconside­rar no fluxo as despesas financeira­s decorrente­s dos valores desta composição. Se o resultado continuar negativo, a tomada de crédito deve ser adiada, pois existem outros fatores que estão contribuin­do para o endividame­nto da empresa.

Somente se obter resultado positivo que deverá buscar os menores juros e/ou prestações, projetando o pagamento destas prestações no fluxo e observar se o resultado ainda continua positivo.

No caso de resultado negativo, deve-se buscar maior prazo de pagamento, para reduzir o valor da prestação, evitando o risco de voltar a ficar endividado no curto/médio prazo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil