O Estado de S. Paulo

Mão de obra

Contato com o verde

-

Entenda o planejamen­to necessário para você desfrutar um ambiente com a beleza e o frescor das plantas

Nada melhor que uma área verde para refrescar a casa nos dias de calor. Porém, para bem desfrutar de toda beleza e frescor das plantas e flores, é necessário, antes de mais nada, considerar as condições e o grau de luminosida­de do espaço que vai receber as espécies vegetais e, depois, não descuidar da manutenção. “Além de optar pelas variedades certas, de acordo com as caracterís­ticas de cada local, é preciso estabelece­r quem vai se ocupar da manutenção do jardim que será criado”, recomenda a paisagista Marianne Ramos.

Segundo ela, para cada espaço existe um tipo de planta mais adequada. Nas áreas externas, que são mais ensolarada­s e secas, a paisagista sugere o uso de suculentas e cactos. Já nos ambientes internos, mais úmidos, o pacová e jiboia, que não precisam de tantos cuidados e se adaptam bem a varandas, por exemplo.

Outro aspecto a ser considerad­o é a harmonia do jardim com o restante da decoração. “Você pode tanto dar um toque contemporâ­neo ao ambiente, quanto um ar mais rústico. Tudo depende das espécies e do desenho da área verde. Por isso, recomendo sempre contratar mão de obra especializ­ada. Seja para posicionar um conjunto de vasos ou estruturas mais complexas”, considera o arquiteto Marcelo Rosset.

Além de implantar o jardim, algumas empresas se encarregam da sua manutenção preventiva, realizando a adubação de modo correto. “Hoje, temos vários tipos de adubo, mas seja ele granulado, foliar ou natural tem que ser aplicado com critério, pois o excesso de adubação pode matar um jardim”, alerta a paisagista Rayra Lira Araújo, da Lira Plantas e Jardins, que, a depender do tamanho do jardim e do serviço a ser realizado, cobra pelo serviço de manutenção de R$ 350 a mais de R$ 1.250.

Para quem deseja realizar o serviço por conta própria, a paisagista Katia Crespo, da Ideia Verde Paisagismo, sugere que o jardim seja delimitado por áreas. Já para realizar a manutenção, Katia sugere a montagem de um kit de jardinagem, com tesoura de jardinagem, sacho (espécie de pazinha de jardim), luvas, regador ou mangueira. No mais, tudo vai depender da sua própria criativida­de.

 ?? FELIPE FITTIPALDI ?? c Projeto de Maurício Nóbrega contou com diversos tipos de plantas para então criar um ambiente de frescor na área externa deste ambiente
FELIPE FITTIPALDI c Projeto de Maurício Nóbrega contou com diversos tipos de plantas para então criar um ambiente de frescor na área externa deste ambiente
 ?? MARCO ANTONIO ?? l
O arquiteto Marcelo Rosset, com paisagismo de Claudia Diamant, usou columéias, filodendro­s e outras espécies
MARCO ANTONIO l O arquiteto Marcelo Rosset, com paisagismo de Claudia Diamant, usou columéias, filodendro­s e outras espécies

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil