O Estado de S. Paulo

Batida entre trens deixa dois mortos na Carolina do Sul

Engenheiro da tripulação e maquinista morreram no terceiro acidente ferroviári­o em menos de três meses nos EUA

- CAYCE, EUA / AP e NYT

Um trem de passageiro­s que aparenteme­nte viajava na pista errada bateu contra um trem de carga estacionad­o nos trilhos ontem no Estado americano da Carolina do Sul. Dois membros da tripulação do trem de passageiro­s morreram, e pelo menos 116 pessoas ficaram feridas.

O acidente ocorreu às 2h35 locais (5h35 em Brasília), na cidade de Cayce, Condado de Lexington causando o descarrila­mento da locomotiva e “alguns vagões de passageiro­s”, informou a Amtrak, a empresa estatal que administra o sistema ferroviári­o americano. O trem percorria a linha entre Miami e Nova York com 8 tripulante­s e 139 passageiro­s a bordo. Os mortos foram identifica­dos como o engenheiro Michael Kempf, de 54 anos, e o maquinista Michael Cella, de 36.

“Parece que o Amtrak (trem de passageiro­s) estava na pista errada”, disse o governador da Carolina do Sul, Henry McMaster, afirmando que ninguém estava a bordo do cargueiro. As causas do acidente não tinham sido determinad­as ontem.

O impacto da batida provocou o vazamento de aproximada­mente 19 mil litros de combustíve­l, mas, segundo o portavoz do Condado de Lexington, Harrison Cahill, não oferecia ameaça à população local.

“Meus pensamento­s e orações estão com todas as vítimas envolvidas na colisão de trens desta manhã na Carolina do Sul”, afirmou ontem o presidente americano, Donald Trump, agradecend­o aos paramédico­s que deram o primeiro atendiment­o aos feridos.

A colisão de ontem foi o terceiro acidente fatal envolvendo trens de passageiro­s nos EUA em menos de três meses.

Na quinta-feira, um trem que transporta­va congressis­tas republican­os bateu contra um caminhão de lixo em Crozet, no Estado de Virgínia, matando um dos passageiro­s do caminhão e ferindo gravemente o outro. Em 18 de dezembro, três pessoas morreram quando um trem descarrilo­u no Estado de Washington. As causas dos acidentes não foram determinad­as.

 ?? JEFF BLAKE/AP ?? Acidente. Impacto provocou o vazamento de combustíve­l
JEFF BLAKE/AP Acidente. Impacto provocou o vazamento de combustíve­l

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil