O Estado de S. Paulo

Selic cai para 6,75% esta semana, prevê mercado

Entre 72 instituiçõ­es consultada­s pela pesquisa ‘Projeções Broadcast’, apenas três dizem esperar corte diferente da expectativ­a de 0,25 ponto porcentual

-

O Comitê de Política Monetária (Copom) deve reduzir o ritmo de queda da taxa Selic de 0,50 ponto porcentual no encontro de dezembro para 0,25 ponto na primeira reunião de 2018, este mês, conforme quase todas as expectativ­as da pesquisa do Projeções Broadcast.

Com exceção de apenas três estimativa­s, 69 instituiçõ­es acreditam que os sinais são evidentes e o Banco Central (BC) deve cortar o juro de 7% para 6,75%. Um participan­te acredita que o Copom deve voltar a diminuir a Selic em 0,5 ponto, para 6,50%, enquanto outros dois estimam que o BC tende a manter o juro em 7%.

Para o fim de 2018, de 69 expectativ­as, 15 esperam Selic em 6,5%, 41 veem o juro em 6,75% e o restante (13) acredita que a taxa fechará o ano entre 7% e 8,75%. Os membros do Copom se reúnem a partir de amanhã, mas o resultado só deve sair na quarta-feira à noite.

A maioria da corrente que aguarda diminuição do juro para 6,75% este mês se ampara na comunicaçã­o do BC e também no quadro inflacioná­rio favorável. Apesar da perspectiv­a de avanço do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), as expectativ­as indicam que o dado deve fechar 2018 abaixo do centro da meta de 4,5%. Além disso, consideram que a ociosidade da atividade ainda é elevada, o que não compromete­ria a inflação.

O economista Pedro Ramos, do Banco Sicredi, vê sinais claros de que o Copom deve cortar a Selic para 6,75%. “O BC teve várias oportunida­des desde a última reunião, mas não houve qualquer indício de que deve fazer outra redução a não ser de 0,25 ponto”, diz. / MARIA REGINA SILVA e THAÍS BARCELLOS

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil