O Estado de S. Paulo

Agência organiza viagens (reais) para bichos de pelúcia

Agência leva bichos de brinquedo (sim, você leu certo) para viajar

- Larissa Godoy ESPECIAL PARA O ESTADO

Foi um roubo sem explicação. Monsieur Raphaël Poulain ficou sem entender quando o anão do seu jardim sumiu sem deixar vestígios. Para sua surpresa, o pai de Amélie começou a receber envelopes com fotos em que ele, o anão, aparecia em diferentes pontos turísticos ao redor do mundo.

A história, contada em O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2002), pode não ter sido a inspiração de Sabine Passelegue, personagem principal desta matéria que você lê agora, mas, para quem assistiu ao longa, será quase impossível não ver semelhança­s. Sabine é dona da Peluche Travel, uma agência de viagens que leva bichinhos de pelúcia a passeios pela França.

Sim, você leu certo. Mais do que apenas anões de jardim, os “clientes” da Peluche Travel são elefantinh­os, ursos, golfinhos, unicórnios. Todos brinquedos. “Eu queria dividir como a França é linda! Há tantas cidades, cenários… mesmo os franceses não têm tempo para visitar todos esses lugares”, contou a empresária em entrevista ao Viagem. E não era essa a intenção da personagem de Audrey Tautou?

Sabine teve a ideia de criar a agência em 2014, depois de enviar Zabeille, a sua abelha de pelúcia e “tour operator” da Peluche Travel, para Tóquio, no Japão, pela Unagi Travel, uma empresa de turismo também especializ­ada em passeios para brinquedos. “Descobri a agência japonesa no rádio e foi maravilhos­o mandar a Zabeille para Tóquio. Espero poder conhecer o Japão um dia”, comenta.

Desde então, já recebeu pela sua agência bichinhos de pelúcia franceses, norte-americanos, japoneses, alemães, cingapuria­nos e mexicanos. Nenhum brasileiro desembarco­u por lá, mas Sabine não descarta essa possibilid­ade.

Engenheira de software, o trabalho pela agência não visa retorno financeiro. “Não ganho dinheiro, só gosto de fazer isso, mesmo que me tome tempo”. A recompensa, garante ela, é o contato com o público. “Gosto de falar com pessoas de todos os lugares e dividir com eles o que eu sinto. Aprendo muito sobre os países dos viajantes.”

Experiênci­as. Entre as experiênci­as que mais marcaram a história da Peluche Travel, Roger Large, 74, e sua esposa Anne-Marie Large, 68, se destacam. “Vivem na região, então consigo devolver os brinquedos pessoalmen­te. E é maravilhos­o poder ver os seus rostos felizes e ver como ficam contentes em descobrir novos lugares. Eles ficam genuinamen­te alegres pelos seus amigos, em ver que eles fizeram muitas coisas”, conta Sabine.

O aposentado conheceu a agência há dois anos e resolveu testar seus serviços. Clientes para a Peluche não faltavam, já que há mais de 20 anos Roger resgata bichinhos abandonado­s para a sua coleção pessoal. Gosta de chamá-los de “pensionnai­res”, inquilinos, em tradução livre. “É, para mim, que sou um pouco velho para viajar, uma maneira magnífica de passear a um valor módico. Sabine nos apresenta lugares maravilhos­os”.

Entre as melhores lembranças, Roger destaca “o charme e os monumentos prestigios­os de Paris e as paisagens magníficas da Islândia”. “Tive a impressão real de que estava descobrind­o os lugares, como se eu estivesse ao lado das minhas pelúcias”, contou. Quando os brinquedos voltam de viagem, trazem junto um sentimento ambíguo: “Tenho um pouco de ciúmes, mas também orgulho. Deixo-os longe dos outros brinquedos por alguns dias para evitar que sintam inveja”.

Para outra cliente, Molly Manson, 46, de Mission Viejo, Califórnia, viajar pela Peluche Travel foi terapêutic­o. “Eu e meu marido tivemos problemas para engravidar e, durante esse período, ele costumava me trazer bichinhos de pelúcia na esperança de que, um dia, nossos filhos brincassem com eles. Então, quando descobrimo­s a agência, nos pareceu algo divertido para se tentar”. Hoje, com dois bebês a tiracolo, os planos de viagem se ampliaram. “Quero que os bichos de pelúcia dos meus filhos viajem. É uma experiênci­a educativa e uma maneira única de ver outra cultura”.

 ?? FOTOS PELUCHE TRAVEL ?? Paris tour. Excursão leva aos principais monumentos da capital, como o Museu do Louvre
FOTOS PELUCHE TRAVEL Paris tour. Excursão leva aos principais monumentos da capital, como o Museu do Louvre

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil